Melhoria na gestão, na oferta de mix de produtos e serviços e estabilidade do dólar contribuem para que o faturamento das padarias brasileiras aumente em 13% em 2009, somando R$ 50 bilhões. A estimativa foi feita pela Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip). Os dados finais serão divulgados somente em janeiro. Para 2010, a expectativa é de que o setor obtenha um resultado pelo menos 10% superior, ampliando o conceito de padaria gourmet.
Segundo o presidente da entidade, Alexandre Pereira, grande parte do crescimento no ano, cerca de 60%, é fruto da maior oferta de serviços nas lojas, como café da manhã, almoço e jantar. Pesquisa sobre hábitos do consumidor brasileiro realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que os frequentadores de padarias, que são quase 41 milhões diariamente ante 36,4 milhões há dez anos, buscam cada vez mais o local para fazer refeições rápidas, comprar produtos prontos e frescos.
O levantamento mostra que 77% das pessoas preferem alimentos prontos para consumir. Mas alimentos frescos também são bem-vindos. "Frutas bem selecionadas são oferecidas para fidelizar os clientes", diz Pereira.
A manutenção do preço do pãozinho, em média R$ 6,20 o quilo, e responsável por 25% do faturamento das padarias, está garantida até o segundo semestre de 2010. "O preço só vai subir se houver algum reajuste elevado na mão de obra em maio", disse Pereira.
Uma mudança que ele considera importante neste momento é a redução do spread bancário. "O juro baixou, mas o spread não e continua alto. O pequeno empresário se financia com ele", afirmou.
O Programa de Apoio à Panificação (Propan), criado em 2000, tem sido primordial para a melhoria da competitividade. Cerca de 5 mil das 64 mil padarias do Brasil já passaram pelo programa.
Para alcançar as lojas instaladas nos locais mais distantes, a Abip lançou o programa "Empreendedor", veiculado aos domingos, às 9 horas, pela TV Record News. O dono de padaria pode se informar em relação a técnicas de gestão, ferramentas para aumentar a produção e dicas para implementar serviço de alimentação rápida. O programa também informa como melhorar a arquitetura da loja e como conduzir uma sucessão familiar.
Veículo: Diário do Comércio - SP