Miniárvore de Natal tem 40 centímetros de altura, é um bonito enfeite e pode depois ser replantada
Este ano não serão só as flores que irão enfeitar a mesa de natalina. As tuias, conhecidas como pinheirinhos de Natal, também terão seu espaço.
É claro que não se tratam das tuias tradicionais, que são comercializadas geralmente com um metro e meio de altura, mas uma versão "bonsai" delas, criadas pela Terra Viva e chamadas de tuia cristal.
A tuia cristal é uma miniárvore de Natal, com 40 centímetros de altura. A planta é apresentada dentro de um vaso de vidro transparente e cheio de um substrato de gel que, além de mantê-la úmida - o que reduz a necessidade de regas e aumenta seu tempo de vida -, ainda produz um efeito visual interessante.
Segundo o gerente de Marketing da empresa, Carlos Gouveia, o produto visa a atender aos clientes que procuram um produto mais bem acabado, que não precise passar por intervenções. "E na forma como é comercializada, a tuia pode ir direto para decorar a mesa", diz.
Ele explica que a tuia cristal não é uma variação da planta, mas sim uma tuia holandesa tradicional com seis meses de idade.
Sua duração dentro do vaso de vidro varia entre dois e três meses. Após esse período, é recomendável plantá-la em um vaso maior ou até mesmo no jardim. "Dentro do gel é preciso regar apenas uma vez por dia. Já na terra o recomendável é molhá-la três vezes por dia, pelo menos", ensina Gouveia.
Outra aposta da empresa, desta vez não para a mesa, mas para a casa mesmo, foram as tuias da qualidade strickta, uma variedade com folhas mais escuras e galhos resistentes. Gouveia diz que por causa desta última característica a árvore pode ser decorada com mais facilidade. "Os galhos rígidos suportam bem os enfeites e a árvore não entorta."
Veículo: O Estado de S.Paulo