O mercado brasileiro de marcas próprias tem, a partir de agora, um dos únicos processos de certificação de qualidade de produtos do mundo. Foi lançada, em São Paulo, a Certificação Abmapro.
Ela leva o nome da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização e foi desenvolvida pelo grupo técnico da instituição, com a participação de profissionais de empresas como Carrefour, Wal-Mart, Grupo Pão de Açúcar, Bureau Veritas e SGS, além de indústrias que participaram de pilotos.
Perspectiva
A expectativa, com a nova certificação, é de aumento da competitividade do setor de marcas próprias, que cresce ano a ano no País - no ano passado, as vendas de produtos de marcas próprias nos supermercados cresceram 27,3%, segundo a Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
Isso porque o processo de certificação é baseado nas principais e mais exigentes normas nacionais e internacionais de auditoria de processos de fabricação de produtos cujas marcas levam o nome do próprio estabelecimento ou são de sua propriedade.
Além de garantir ao consumidor que os produtos foram produzidos com o mais alto padrão de qualidade, a certificação diminui a burocracia para os fornecedores e fabricantes terceirizados e reduz os custos de produção, cuja economia pode até chegar ao preço final.
Como irá funcionar
Até hoje, as indústrias passavam por auditorias específicas a cada varejista. A partir de agora, elas serão visitadas periodicamente, e avaliadas por meio de um check-list único. Ao receber a aprovação, terão seus processos de produção reconhecidos por todos os integrantes da cadeia de abastecimento brasileira.
"Com isso, a Abmapro marca uma nova fase no controle de qualidade na fabricação de marca própria. O credenciamento dos fabricantes inclui, entre outros vários critérios, responsabilidade social, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho", afirma a presidente da Abmapro, Neide Montesano.
As etapas do processo são realizadas por organismos credenciados e conta com o respaldo de importantes redes varejistas. A adesão é voluntária e exclusiva para os associados da entidade, que reúne mais de 40 empresas dos segmentos supermercadista, atacadista, de farmácias, de materiais de construção, entre outros, e de prestação de serviços terceirizados para outras indústrias.
"O setor de marca própria no Brasil tem muito potencial para crescer, e a Certificação Abmapro vem para contribuir com a qualidade e a credibilidade do negócio", afirma Neide.
Veículo: Site InfoMoney