Em alta, varejo de produtos infantis atrai as indústrias

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O bom momento das vendas no varejo de produtos infantis está chamando a atenção de grandes marcas deste segmento, que tradicionalmente atuavam como fabricantes e fornecedoras de lojas multimarcas - especializadas na vendas de diversas outras fábricas. Exemplo dessa aposta é a Brandili, que abriu recentemente uma loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, e já começa a mirar no consumidor final.

 

Segundo Elizabeth Brandes, gerente de Projetos de Varejo, a empresa resolveu entrar no segmento de vendas no varejo por causa da boa margem de crescimento do grupo nos últimos sete anos, que foi em média de 25% ao ano. "Essa loja-conceito servirá de aprendizado para nós, porque, até agora nossa atuação no mercado era apenas como indústria."

 

Para Brandes, o momento é de construção da marca no comércio e de consolidar-se neste segmento para depois pensar em outras unidades. "Uma coisa é a Brandili como fabricante e outra é ela como loja. Precisamos construir nosso nome neste setor porque as pessoas ainda não se programam para fazer as suas compras nas lojas da Brandili", conta.

 

Quanto à possibilidade de expansão da marca no varejo, Brandes diz que ainda é cedo para dar qualquer posição. "Esta loja faz parte de um projeto embrionário para a gente aprender como trabalhar nesse novo canal. Qualquer outra inauguração será analisada futuramente" afirma a gerente.

 

Apesar de não descartar novas lojas, a gerente garante que o foco principal da empresa ainda é a venda em redes multimarcas e que a experiência no varejo é uma forma de interagir com o consumidor final. "Sentimos que essa interação no ponto-de-venda com nossos consumidores nos dará maior visibilidade no mercado."

 

Para ganhar espaço no varejo a empresa aposta na postura cada vez mais independente das crianças e no poder de influência delas no momento de compra, diz a gerente de projetos para o varejo. "Estamos sempre atentos às alterações do mercado e às tendências: o que as crianças gostam, qual é o personagem que elas admiram. Assim desenvolvemos nossas roupas."

 

Com a inauguração da loja, a marca pretende atingir um público (crianças) com idade média de 10 anos e principalmente das classes a e B.

 

Brinquedos

 

Depois dos bons resultados nas vendas do Dia da Criança, em outubro, quando indicadores da Serasa Experian apontaram aumento de 8,2% nas vendas entre o dia 9 e o dia 11 do mês, em relação a outubro de 2008, a rede PBkids Brinquedos, que tem 50 lojas em todo o País, prevê vendas próximas a 20% na comparação com dezembro do ano passado, diz Celso Pilnik, diretor comercial da empresa. "Com a economia forte e estabilizada, temos expectativas muito positivas neste período. Nossas lojas estão abastecidas com o que há de mais moderno e exclusivo no mercado de brinquedos."

 

De acordo com Pilnik, em 2010 a rede vai continuar a investir com a finalidade de crescer acima das expectativas e de aumentar ainda mais as vendas de brinquedos. "Esse balanço positivo é consequência de um período de investimentos na expansão da rede", afirma.

 

A rede estima aumento de até 10% no valor do tíquete médio, que pode chegar a R$ 134. Para atender à demanda o estoque das lojas foi reforçado com um volume 15% maior que em 2008, sendo que aproximadamente 40% desses produtos são nacionais e 60%, importados.

 

Em 2010 a rede pretende dar continuidade ao plano de expansão, inaugurando duas novas lojas: uma em Maceió e uma na Granja Viana, na Grande São Paulo. Em 2009 a PBKids Brinquedos abriu seis novas lojas em diversas regiões do País: Salvador, Manaus, Caxias do Sul, Belém, Villa Daslu (SP) e Vila Olímpia (SP).

 

Apostas

 

De olho nas tendências da nova geração, que cada vez mais está voltada à tecnologia, a Lego prepara inúmeras novidades para as crianças, sem perder sua essência de desenvolvimento do raciocínio lógico e criativo, conta Robério Esteves, diretor de Operações da M. Cassab, distribuidora da Lego no Brasil.

 

"Tivemos um resultado bastante satisfatório no Dia da Criança, por isso temos uma forte expectativa de que conseguiremos atingir o nosso objetivo de crescimento de 20% das vendas em relação ao ano passado", reporta Esteves.

 

A fim de garantir que as prateleiras ficassem recheadas de novidades, a distribuidora criou uma ação estratégica de difusão das mercadorias. "Fizemos um planejamento anual de distribuição dos produtos, o que contribui para o bom resultado das vendas da empresa. Além disso, investimos fortemente em comunicação para reforçar a imagem da Lego no País", conta.

 

Ao longo deste ano a empresa lançou 148 itens em diversas linhas. Dentre as novidades, a empresa de blocos de montar trouxe, para encantar as crianças ávidas por emoção e aventura, a linha Lego Racers, que fez do último Natal uma data inesquecível.

 


Veículo: DCI


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