Recursos da venda serão usados em oferta pela Cadbury
A companhia alimentícia americana Kraft Foods vendeu suas operações de pizza congelada nos EUA e no Canadá para a suíça Nestlé por US$ 3,7 bilhões, em dinheiro. A Kraft disse que usará esses recursos para aumentar a parte em dinheiro de sua oferta de compra à Cadbury em 60 pence por ação, ou em 240 pence para cada ADR da Cadbury.
Com a melhora da proposta, a parte em dinheiro oferecida pela Kraft passa a ser de 360 pence para cada ação da Cadbury. A empresa americana insistiu que a elevação do montante em dinheiro não representa uma "oferta aumentada", o que sugere que a parte em ações da proposta será diminuída. A Kraft, no entanto, não informou de quanto seria essa redução.
A Cadbury voltou a rejeitar a proposta. "A Kraft, mais uma vez, não entendeu", disse um porta-voz da Cadbury. "Apesar desse ajuste, a oferta da Kraft continua inalterada e ridícula, com menos da metade do total em dinheiro."
Além disso, a Kraft teve ontem um outro revés em seu plano de comprar a Cadbury. A Berkshire Hathaway, empresa de investimentos do bilionário Warren Buffett que detém 9% das ações da Kraft, disse ser contra o plano da empresa de fazer um lançamento de ações para financiar a compra da Cadbury.
O acordo com a Nestlé foi anunciado logo após a empresa suíça garantir US$ 28,1 bilhões em dinheiro na segunda-feira com a venda de sua fatia na companhia de produtos oftalmológicos Alcon para a farmacêutica suíça Novartis. Embora a Nestlé tenha dito que vai usar parte dos recursos para uma recompra de ações de US$ 9,8 bilhões, analistas especulam que o restante do dinheiro poderá ser aplicado em aquisições ou amortização de dívidas.
Na segunda-feira, uma fonte próxima às negociações disse à agência Dow Jones que a Comissão Europeia deve aprovar a oferta da Kraft à Cadbury. A proposta original avaliava a britânica em 10,2 bilhões de libras (US$ 16,3 bilhões), ou 745 pence por ação, embora uma queda subsequente do preço da ação da Kraft e do dólar tenham enfraquecido o valor da oferta.
As ações da Cadbury, enquanto isso, têm consistentemente operado acima do nível apresentado pela Kraft, sugerindo que os acionistas da empresa britânica esperam uma oferta maior.
Veículo: O Estado de S.Paulo