Pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com 800 pessoas na capital, mostra que 77,5% dos entrevistados fazem pesquisa de preço antes de efetivar a compra. Nas classes D e E, esse percentual aumenta para 81,6%. Durante o processo de pesquisa, os tablóides e anúncios são as fontes mais utilizadas na busca de estabelecimentos comerciais que oferecem os melhores preços. Do público entrevistado pela ACSP, 73,4% recorrem a esses materiais publicitários.
Consumidores de todas as classes sociais têm o hábito de pechinchar no momento da compra, segundo a Associação Comercial de São Paulo. No público de alta renda, 66,3% dos 800 entrevistados pela entidade negociam descontos antes da compra. Na classe C, esse percentual é de 71,9% e entre os consumidores das classes D e E, a adesão é de 77,6%. O hábito de pechinchar acontece, principalmente, nas lojas de rua, com 87,4% da preferência da clientela participante da pesquisa da Associação Comercial de São Paulo. Nas lojas dos shopping centers, apenas 48,8% dos entrevistados afirmaram que pedem descontos antes de efetivar a compra.
Veículo: Valor Econômico