O fundo beneficente controlador da Hershey prepara uma contraoferta à proposta hostil de US$ 17 bilhões feita pela Kraft para comprar a Cadbury, segundo uma fonte a par da situação. Após extensos debates internos, a Kraft autorizou uma oferta pela Cadbury, que poderia ser apresentada formalmente dentro de duas semanas, de acordo com a fonte.
Uma oferta da Hershey seria bem-vinda à Cadbury, que tenta resistir à Kraft. Embora a Cadbury não tenha solicitado publicamente uma oferta "protetora" da Hershey , a fabricante britânica deixou claro que preferiria a Hershey à Kraft.
O presidente do conselho de administração da Cadbury, Roger Carr, disse que a Hershey, dona dos direitos da marca Cadbury nos Estados Unidos, é "mais atraente", do ponto de vista cultural.
Pelo plano em discussão, a Hershey Foods autorizaria Byron Trott, ex-executivo de banco de investimento no Goldman Sachs, que agora administra sua própria firma de investimentos, a atrair investidores de private equity interessados no negócio. Além disso, o Hershey Trust estaria se preparando para um financiamento de capital próprio, com a emissão de ações, de US$ 1,25 bilhão.
Embora a emissão de dívidas - necessária para preparar uma oferta dentro do valor esperado pelos acionistas da Cadbury - possa ameaçar a classificação de crédito do Hershey Trust, de grau de investimento, a fonte disse que a proposta sendo cogitada "provavelmente seria factível e com grau de investimento."
A emissão de ações reduziria o volume de dívida a ser levantado para níveis inferiores ao que ameaçariam o rating de crédito da Hershey Trust. As dívidas seriam levantadas pelo JPMorgan Chase e Bank of America Merrill Lynch.
Não foram encontrados representantes da Hershey Trust, sociedade beneficente dona de mais de 30% das ações, mas com controle de 80% do direito a voto, para comentar as informações.
Separadamente, a família dona da Ferrero, fabricante italiana dos chocolates Rocher, decidiu não entrar na disputa pela Cadbury.
Irene Rosenfeld, executiva-chefe da Kraft, reuniu-se com alguns dos principais investidores institucionais britânicos da Cadbury, ontem, em Londres, para tentar ganhar seu apoio. Os acionistas da Cadbury têm de votar sobre a oferta da Kraft até 2 de fevereiro.
Alguns investidores disseram à Kraft para elevar o valor de sua oferta, que prevê o pagamento em ações e dinheiro, para algo próximo a 850 pence e para que aumentassem a proporção a ser paga em dinheiro. Ontem, as ações da Cadbury fecharam em alta de 12,5 pence, ou 1,6%, cotadas a 789,50 pence.
Veículo: Valor Econômico