Redes fazem estoque para últimos dias de IPI reduzido

Leia em 1min 30s

O consumidor terá um fôlego extra de 30 a 45 dias para comprar geladeiras, fogões e máquinas de lavar com Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido, mesmo que o governo não renove o benefício tributário que termina no dia 31 deste mês.

 

Embora o varejo desta vez não tenha feito grandes estoques preventivos, como ocorreu no fim de outubro quando o IPI reduzido para linha branca dos produtos de menor consumo de energia foi renovado pela primeira vez, indústrias calculam que, pelas suas vendas, as lojas tenham estoque de até 45 dias de produtos comprados com IPI reduzido para bancar as promoções.

 

Nas lojas do Ponto Frio, do Extra e do Extra Eletro, redes do Grupo Pão de Açúcar, a ordem é manter os preços reduzidos de fogões, geladeiras e máquinas de lavar até o fim dos estoques. Segundo a empresa, o estoque médio da companhia para esse tipo de produto varia entre 30 e 45 dias. Isso significa que as promoções teriam fôlego até meados de março, dependendo do ritmo das vendas.

 

O Walmart é outra grande rede varejista que está disposta a bancar as promoções. A empresa informa, por meio de sua assessoria, que "após o encerramento do prazo da redução do IPI, iremos repassar o benefício até o final dos estoques."

 

Já as Casas Bahia, que aguardam o sinal verde do governo para se unir ao grupo Pão de Açúcar, não revelam a sua estratégia de mercado após o fim do corte do IPI. Nas últimas semanas, a rede é uma das que mais tem usado o IPI reduzido como mote de suas campanha.

 


Veículo: DCI


Veja também

Lojas fazem liquidações de início de ano

As tradicionais liquidações de janeiro também estão em alta no setor calçadista, que ...

Veja mais
Varejo de calçados prevê vender até 80% mais

Por causa da média de crescimento acima de 30%, o que significa um faturamento próximo a R$ 2,9 bilh&otild...

Veja mais
Nomes enigmáticos dificultam escolha do novo PC portátil

Equipamentos: Para atender a diferentes perfis de consumo, fabricantes criam produtos como slate e MID   Escolher ...

Veja mais
O fim de Mappin e Mesbla não matou o modelo

A falência do Mappin e da Mesbla no fim dos anos 90 encerrou a era de ouro das lojas de departamento no Brasil - d...

Veja mais
Philips avalia aquisições e repensa portfólio no Brasil

Estratégia: Empresa vai ampliar linha de produtos para cuidados pessoais   A Philips está disposta ...

Veja mais
Safrinha de milho deve frustrar expectativas

Grãos: Mercado ainda adverso no início do plantio de inverno tende a evitar ampliação de &aa...

Veja mais
Projeto pune empresas que não distribuírem lucro a funcionários

O governo concluiu o projeto de lei que vai efetivar a obrigatoriedadade da distribuição dos lucros das em...

Veja mais
Expectativa de aumento dos investimentos na área de café

Indústria de base: Previsão de boa demanda por novos equipamentos   As empresas que vendem equipame...

Veja mais
Levantamento revela potencial para maior consumo de orgânicos

Sustentabilidade: Segundo Market Analysis, em grandes cidades 17,3% dizem adquirir esse gênero de produto  &...

Veja mais