Sonae investe R$ 300 milhões em shoppings

Leia em 5min 10s

O grupo Sonae Sierra Brasil anunciou investimentos neste ano de R$ 300 milhões em obras de ampliação do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas e do Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo. Neste valor estão inclusas também as primeiras fases de construção de três novos empreendimentos, o Boulevard Londrina Shopping, em Londrina, no Paraná, o Uberlândia Shopping, em Uberlândia (MG) e um shopping em Goiânia (GO).

 

A empresa é proprietária e administradora de 10 shoppings em operação: Penha, Plaza Sul, Campo Limpo e Boavista (São Paulo-SP); Pátio Brasil (Brasília-DF); Franca Shopping (Franca-SP); Tivoli Shopping (Santa Bárbara D'Oeste-SP); Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo-SP) Parque D. Pedro Shopping (Campinas-SP) e Manauara Shopping (Manaus-AM), totalizando 365.900 m² de área bruta locável (ABL). Em 2009, os 10 malls do grupo tiveram um faturamento de vendas da ordem de R$ 3 bilhões, um crescimento de 8% em relação a 2008. Desse valor, o Parque D. Pedro Shopping foi responsável por 40% das vendas.

 

No Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, serão investidos R$ 23,6 milhões na primeira fase do projeto de expansão destinado à infraestrutura, decoração e paisagismo do novo espaço chamado Alameda Parque D. Pedro.

 

O local vai contemplar 34 novas lojas distribuídas em 7.880 m² de áreas construída, sendo 5.400 m² de Área Bruta Locável (ABL). As obras começaram ontem e a inauguração está prevista para novembro deste ano. Quando a Alameda Parque D. Pedro Shopping for inaugurada, o Shopping contará com 124,1 mil m² de ABL. Com um projeto arquitetônico inédito este novo espaço, localizado entre as Alas das Flores e das Águas, vai contar com todo o charme de uma verdadeira alameda. O projeto arquitetônico e paisagístico foi idealizado pelo responsável do setor de Desenvolvimento Conceitual e Arquitetura do Grupo Soane Sierra, José Quintela da Fonseca. A nova Alameda Parque D. Pedro foi concebida a partir de um conceito inédito no Brasil e totalmente inovador no setor de shopping center, com diversidade na solução das fachadas das lojas.

 

A arquitetura deste novo espaço possibilita que cada lojista tenha condições, a partir de um critério preestabelecido, de desenvolver e trabalhar sua marca de maneira individualizada. A diferença entre os níveis de cada vitrine irá conferir ao novo espaço o aspecto de uma charmosa Alameda a céu aberto.

 

O projeto de paisagismo inclui plantas de porte exuberante e espelhos d'água, para que os clientes vivam a experiência de fazer compras ao ar livre, em um ambiente moderno, atrativo e sofisticado. O espaço será uma agradável área de convivência, coberta por diversos pergolados e estruturas, que vão controlar a entrada de luz natural e garantir o conforto dos visitantes.

 

O Parque D. Pedro Shopping é mantido por dois fundos de investimento imobiliário. O fundo de investimento imobiliário Parque Dom Pedro Shopping Center é dono de uma fatia de 15% do empreendimento imobiliário onde está instalado o shopping. Em dezembro do ano passado o Grupo Sonae Sierra Brasil ofertou as cotas ao mercado.

 

O valor total da operação foi de R$ 100 milhões. Dentre os investidores que compraram as cotas, 900 são pessoas físicas. Este tipo de investidor representou 85% das cotas vendidas. O Fundo de Investimento Imobiliário Shopping Parque D. Pedro é proprietário de 85% do empreendimento imobiliário. Quando foi construído e inaugurado em 2002, o projeto original reservava estes dois espaços de 7.880 m² de área cada para futuras expansões.

 

Segundo os executivos do grupo a expectativa é de que em 2012 ocorra a segunda etapa de expansão. "Era uma previsão de expansão desde o início do projeto, tanto que foi um terreno deixado ali para se efetuar essa expansão logo que fosse conveniente e dentro da linha e na altura que fosse mais interessante. Com um shopping deste tamanho ainda não se sabia para onde iria. Vamos melhorar o mix do shopping e torná-lo mais atrativo", explica João Pessoa Jorge, CEO do Grupo Sonae Sierra Brasil. Os números do Parque D. Pedro Shopping impressionam: circulam mensalmente 1,8 milhão de pessoas, sendo que 78% desse público são consumidores das classes A e B de Campinas e mais 25 municípios do seu entorno.

 

São 118.700 m² de ABL, 8 mil vagas de estacionamento, 389 lojas, 17 lojas âncora, 37 lojas de serviços, 10 restaurantes, 37 lojas de fast-food, 15 salas de cinema Kinoplex, o teatro Parque D Pedro com capacidade para 340 lugares, Hipermercado Walmart, Academia Fórmula e um Centro Médico com 600 m². O mall emprega 5.800 pessoas. Durante o período de construção dessa primeira expansão serão gerados 200 postos de trabalho. Quando a Alameda Parque D.Pedro Shopping for inaugurada, em novembro, serão gerados 560 novos empregos.

 


Grupo privilegia o Brasil e reduz ritmo na Europa

 

A boa fase da economia brasileira incentivou que o grupo Sonae investisse no Brasil. Na Europa, no entanto, o Sonae Sierra reduziu o ritmo de investimento. "Está diminuído o ritmo de investimento na Europa. Lá uma das características que nós tínhamos, antes da crise financeira era o crédito muito facilitado à longo prazo e com juros muito baixos. O que aconteceu é que este crédito nessa altura acabou. Nós acreditamos que isso irá alterar a médio prazo. No nosso caso os investimentos que estavam em curso na Europa continuam, mas não está ocorrendo investimento em shoppings novos", diz Pessoa Jorge. A Sonae Sierra Brasil é uma empresa especialista em shopping centers com expertise de sócios internacionais: a européia Sonae Sierra e a americana DDR (Developers Diversified Realty).

 


A Sonae Sierra é uma empresa internacional especialista em shopping centers e proprietária de 52 empreendimentos em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Romênia e Brasil com um total de Área Bruta Locável (ABL) de mais de 2 milhões de m². Atualmente, a Sonae Sierra tem 2 projetos em desenvolvimento e outros 10 novos projetos em diferentes fases de desenvolvimento em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Romênia e Brasil.

 


Veículo: DCI


Veja também

Café de roupa nova

  Após 40 anos, o tradicional suporte para café da Melitta - aquele marronzinho - dá lugar pa...

Veja mais
Mercado de trigo se prepara para viver nova crise este ano

O panorama do trigo nacional em 2010 deve reproduzir cenário semelhante ao do ano passado. Com o possível ...

Veja mais
BR Distribuidora sente recuo nas vendas de etanol

O presidente da BR Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, disse ontem que a companhia já sentiu um t&ia...

Veja mais
Café da Colômbia pode ser prejudicado por falta de chuva

As lavouras de café em Narino, principal província de cultivo da Colômbia, não recebem chuvas...

Veja mais
Supermercados Carrefour miram venda de volta às aulas

Para atender ao período de volta às aulas, o grupo Carrefour preparou sugestões de produtos escolar...

Veja mais
Tumelero quer crescer 30% em vendas neste ano

A parceria da Simon Brasil e a Tumelero - concorrente no segmento brasileiro das líderes C&C, Dicico e Leroy ...

Veja mais
Marca de moda íntima opta por franquia para vender mais

Indústrias e marcas especializadas em confecção de moda íntima, como Hope, Puket e Lupo apos...

Veja mais
Pão de Açúcar, Walmart e Carrefour mantêm IPI reduzido

Principais redes supermercadistas do País, Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart prometem repas...

Veja mais
Alpargatas recebe autorização para fazer oferta

A São Paulo Alpargatas recebeu autorização da Comissão Nacional de Valores da Argentina para...

Veja mais