O grupo Sonae Sierra Brasil anunciou investimentos neste ano de R$ 300 milhões em obras de ampliação do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas e do Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo. Neste valor estão inclusas também as primeiras fases de construção de três novos empreendimentos, o Boulevard Londrina Shopping, em Londrina, no Paraná, o Uberlândia Shopping, em Uberlândia (MG) e um shopping em Goiânia (GO).
A empresa é proprietária e administradora de 10 shoppings em operação: Penha, Plaza Sul, Campo Limpo e Boavista (São Paulo-SP); Pátio Brasil (Brasília-DF); Franca Shopping (Franca-SP); Tivoli Shopping (Santa Bárbara D'Oeste-SP); Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo-SP) Parque D. Pedro Shopping (Campinas-SP) e Manauara Shopping (Manaus-AM), totalizando 365.900 m² de área bruta locável (ABL). Em 2009, os 10 malls do grupo tiveram um faturamento de vendas da ordem de R$ 3 bilhões, um crescimento de 8% em relação a 2008. Desse valor, o Parque D. Pedro Shopping foi responsável por 40% das vendas.
No Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, serão investidos R$ 23,6 milhões na primeira fase do projeto de expansão destinado à infraestrutura, decoração e paisagismo do novo espaço chamado Alameda Parque D. Pedro.
O local vai contemplar 34 novas lojas distribuídas em 7.880 m² de áreas construída, sendo 5.400 m² de Área Bruta Locável (ABL). As obras começaram ontem e a inauguração está prevista para novembro deste ano. Quando a Alameda Parque D. Pedro Shopping for inaugurada, o Shopping contará com 124,1 mil m² de ABL. Com um projeto arquitetônico inédito este novo espaço, localizado entre as Alas das Flores e das Águas, vai contar com todo o charme de uma verdadeira alameda. O projeto arquitetônico e paisagístico foi idealizado pelo responsável do setor de Desenvolvimento Conceitual e Arquitetura do Grupo Soane Sierra, José Quintela da Fonseca. A nova Alameda Parque D. Pedro foi concebida a partir de um conceito inédito no Brasil e totalmente inovador no setor de shopping center, com diversidade na solução das fachadas das lojas.
A arquitetura deste novo espaço possibilita que cada lojista tenha condições, a partir de um critério preestabelecido, de desenvolver e trabalhar sua marca de maneira individualizada. A diferença entre os níveis de cada vitrine irá conferir ao novo espaço o aspecto de uma charmosa Alameda a céu aberto.
O projeto de paisagismo inclui plantas de porte exuberante e espelhos d'água, para que os clientes vivam a experiência de fazer compras ao ar livre, em um ambiente moderno, atrativo e sofisticado. O espaço será uma agradável área de convivência, coberta por diversos pergolados e estruturas, que vão controlar a entrada de luz natural e garantir o conforto dos visitantes.
O Parque D. Pedro Shopping é mantido por dois fundos de investimento imobiliário. O fundo de investimento imobiliário Parque Dom Pedro Shopping Center é dono de uma fatia de 15% do empreendimento imobiliário onde está instalado o shopping. Em dezembro do ano passado o Grupo Sonae Sierra Brasil ofertou as cotas ao mercado.
O valor total da operação foi de R$ 100 milhões. Dentre os investidores que compraram as cotas, 900 são pessoas físicas. Este tipo de investidor representou 85% das cotas vendidas. O Fundo de Investimento Imobiliário Shopping Parque D. Pedro é proprietário de 85% do empreendimento imobiliário. Quando foi construído e inaugurado em 2002, o projeto original reservava estes dois espaços de 7.880 m² de área cada para futuras expansões.
Segundo os executivos do grupo a expectativa é de que em 2012 ocorra a segunda etapa de expansão. "Era uma previsão de expansão desde o início do projeto, tanto que foi um terreno deixado ali para se efetuar essa expansão logo que fosse conveniente e dentro da linha e na altura que fosse mais interessante. Com um shopping deste tamanho ainda não se sabia para onde iria. Vamos melhorar o mix do shopping e torná-lo mais atrativo", explica João Pessoa Jorge, CEO do Grupo Sonae Sierra Brasil. Os números do Parque D. Pedro Shopping impressionam: circulam mensalmente 1,8 milhão de pessoas, sendo que 78% desse público são consumidores das classes A e B de Campinas e mais 25 municípios do seu entorno.
São 118.700 m² de ABL, 8 mil vagas de estacionamento, 389 lojas, 17 lojas âncora, 37 lojas de serviços, 10 restaurantes, 37 lojas de fast-food, 15 salas de cinema Kinoplex, o teatro Parque D Pedro com capacidade para 340 lugares, Hipermercado Walmart, Academia Fórmula e um Centro Médico com 600 m². O mall emprega 5.800 pessoas. Durante o período de construção dessa primeira expansão serão gerados 200 postos de trabalho. Quando a Alameda Parque D.Pedro Shopping for inaugurada, em novembro, serão gerados 560 novos empregos.
Grupo privilegia o Brasil e reduz ritmo na Europa
A boa fase da economia brasileira incentivou que o grupo Sonae investisse no Brasil. Na Europa, no entanto, o Sonae Sierra reduziu o ritmo de investimento. "Está diminuído o ritmo de investimento na Europa. Lá uma das características que nós tínhamos, antes da crise financeira era o crédito muito facilitado à longo prazo e com juros muito baixos. O que aconteceu é que este crédito nessa altura acabou. Nós acreditamos que isso irá alterar a médio prazo. No nosso caso os investimentos que estavam em curso na Europa continuam, mas não está ocorrendo investimento em shoppings novos", diz Pessoa Jorge. A Sonae Sierra Brasil é uma empresa especialista em shopping centers com expertise de sócios internacionais: a européia Sonae Sierra e a americana DDR (Developers Diversified Realty).
A Sonae Sierra é uma empresa internacional especialista em shopping centers e proprietária de 52 empreendimentos em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Romênia e Brasil com um total de Área Bruta Locável (ABL) de mais de 2 milhões de m². Atualmente, a Sonae Sierra tem 2 projetos em desenvolvimento e outros 10 novos projetos em diferentes fases de desenvolvimento em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Romênia e Brasil.
Veículo: DCI