Principais redes supermercadistas do País, Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart prometem repassar até o até o último produto em estoque as alíquotas reduzidas do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). O prazo final para as compras de itens com alíquota menor do IPI vai até o dia 31 de janeiro para a linha branca, e até o fim de março para os móveis. Entre os itens beneficiados pela medida que podem ser encontrados nas redes estão produtos como eletrodomésticos da linha branca (ecoeficiente) e móveis.
O Grupo Pão de Açúcar, líder do ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), afirma que a medida de imposto menor aumentou em 35% as vendas de itens da linha branca, entre janeiro deste ano e o mesmo mês de 2009.
Já o Walmart Brasil diz apenas que "após o encerramento do prazo da redução do IPI, a empresa repassará o benefício até o fim dos estoques atuais", para não perder a imagem de varejista envolvida com o cliente. Outra que garante o repasse integral do benefício ao consumidor é o Carrefour, que promete surpreender a concorrência neste ano. "A rede manterá os preços atuais até o fim do seu estoque, previsto para 40 dias."
Em entrevista ao DCI, o professor Cláudio Felisoni, do Programa de Administração do Varejo (Provar), afirma que o posicionamento das redes sobre a garantia de manutenção das alíquotas reduzidas do IPI é uma questão de mercado, e também de reforço da marca sobre a concorrência. "Se ele não repassar outro vai repassar", disse ele.
Expectativa
As redes são unânimes em dizer que esperam por uma nova prorrogação da alíquota mais baixa do IPI este ano. "A empresa aguarda a decisão do governo sobre a manutenção da medida e apoia a decisão que incentivou o consumo no País e movimentou a economia", diz o Grupo Pão de Açúcar. Já o Carrefour, acredita que a prorrogação da medida continuará beneficiando a cadeira produtiva e de consumo no País. "Além dos descontos, o cliente ainda conta com condições de pagamento diferenciadas nas compras com Cartão Carrefour, que oferece parcelamento em até 18 vezes."
Veículo: DCI