O fim do benefício do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para fogões, geladeiras e máquinas de lavar, que expirou no domingo (31), provocou uma corrida dos consumidores às lojas durante o fim de semana. O crescimento das vendas em relação a sexta-feira, sábado e domingo da semana anterior foi na casa de três dígitos e superou as expectativas das grandes redes varejistas.
Entre sexta-feira e domingo, as vendas de eletrodomésticos da linha branca nas lojas do Extra, Extra-Eletro e Ponto Frio, do Grupo Pão de Açúcar, aumentaram 120% em relação ao fim de semana anterior. A expectativa da rede era de um crescimento de vendas na casa de 40% no fim de semana.
No Carrefour, as vendas desses itens triplicaram no sábado e no domingo em relação a todos os fins de semana de janeiro. No Walmart, as vendas dos eletrodomésticos da linha branca aumentaram 250% entre sexta-feira e domingo, em relação ao fim de semana anterior. Segundo a empresa, o item mais vendido foi lavadora de roupa, o eletrodoméstico com menor presença nos lares brasileiros em relação aos demais equipamentos da linha branca.
O movimento de corrida às lojas ocorreu, apesar de as grandes redes varejistas terem informado no fim da semana passada que iriam manter os preços reduzidos até o fim dos estoques adquiridos com preço menor. Mas, com o aumento inesperado nas vendas, a expectativa é que as promoções acabem antes do previsto.
Veículo: Jornal do Comércio - RS