A produção agrícola paulista tem sido fortemente afetada pela chuva que está acima da média. Ainda não há um levantamento preciso sobre todas as perdas geradas, mas já há estimativas de comprometimento da próxima safra. Os prejuízos podem ser percebidos nas feiras livres e supermercados, onde algumas mercadorias são ofertadas a preços mais caros e não raro com queda na qualidade.
Entre os segmentos mais sensíveis estão as verduras, cujos preços no setor atacadista da Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), o maior do mundo na venda de hortifrutigranjeiros, aumentaram 11% em janeiro. O economista da Ceagesp, Flávio Godas, observou que esse reajuste incidiu sobre base já elevada que foi de 22% em dezembro.
Um total de 10% da comercialização diária da Ceagesp - que é de 10 mil toneladas - é de verdura. No entanto, neste mês, o giro caiu para 700 toneladas. Godas estima, ainda, que nessa região de Mogi das Cruzes e de Salesópolis houve uma perda na colheita entre 15 e 20%.
Veículo: DCI