Empresas vão somar expertises com dados e ativos para junto ao comprador na loja, antecipar tendências de consumo
NielsenIQ e GfK anunciaram um acordo de fusão, criando novas capacidades no setor de medição de consumo e varejo. A combinação reunirá dados complementares e ativos de análise para fornecer uma visão dos gastos do comprador por meio de uma leitura da loja, permitindo que os clientes antecipem tendências e reajam mais rapidamente às necessidades. Os termos do acordo não foram revelados.
A transação deverá ser concluída no final deste ano ou no início do próximo ano, sujeita ao cumprimento das condições habituais de fechamento. Até o fechamento, a NielsenIQ e a GfK permanecerão como empresas independentes focadas em suas atuais estratégias e planos de crescimento.
A posição de liderança da GfK em tecnologia e bens duráveis em 67 países combinada com a posição de liderança da NielsenIQ na medição de bens de consumo rápido em 90 países permitirão a expansão nos setores tradicionais de clientes das empresas, bem como em novos segmentos de mercado.
“No ano passado, a NielsenIQ investiu tanto orgânica quanto inorganicamente na cobertura mais abrangente, tecnologias avançadas e análises preditivas para permitir que nossos clientes tenham uma compreensão completa de seus consumidores”, disse Jim Peck, presidente executivo e diretor executivo da Nielsen IQ.
Com esta transação, a Advent se tornará a acionista majoritária da empresa combinada. A Advent adquiriu a NielsenIQ em uma transação fechada em 2021. “Vemos um tremendo potencial para construir as marcas fortes e plataformas de ponta das duas empresas”, disse Chris Egan, sócio-gerente da Advent.
Desde a cisão da GfK da NIM em 1984, a NIM tem sido o acionista majoritário da empresa e continuará sendo um dos principais acionistas da nova empresa combinada. Com base na transação, o NIM poderá impulsionar e acelerar ainda mais seu desenvolvimento como instituto de pesquisa internacional líder.
Juntamente com a NIM, a KKR continuará investindo na empresa combinada como acionista minoritário. A empresa de investimento global tornou a GfK privada ao lado da NIM em 2017 para apoiar a transformação estratégica e preparar o caminho para o crescimento sustentável.
Fonte: Valor, AP