Novos consumidores podem mudar mix dos supermercados

Leia em 1min 30s

Clientes das gerações Z e Millennial estão mais preocupados com o impacto ambiental dos alimentos e adotam mais opções veganas

 

*Por Renato Müller

 

Os consumidores das novas gerações estão mais dispostos a incluir itens vegetarianos, veganos e de criação sustentável em suas opções de consumo, uma vez que estão mais atentos ao impacto ambiental de suas escolhas. Segundo a McKinsey, 27% das emissões de carbono globais derivam da agricultura e alimentação, sendo metade desse número decorrente da criação de gado, frangos e suínos. Assim, para os mais novos é natural que uma economia “carbono zero” passe pelas escolhas feitas nos supermercados.

 

Um estudo realizado no primeiro semestre pela Greenwald Research no mercado americano mostra que 73% dos integrantes da Geração Z e 71% dos Millennials acreditam que suas gerações são as mais preocupadas com o impacto que suas escolhas alimentares têm sobre o meio ambiente. Considerando todas as faixas etárias, 39% dos consumidores afirmaram que a sustentabilidade tem um papel importante nas suas decisões de compra de alimentos e bebidas – em 2019, esse índice era de 27%. Quase três em cada 4 consumidores disseram estar tentando limitar (ou cortar totalmente) o consumo de açúcar, como base para uma dieta mais saudável.

 

Os números batem com um estudo de 2022 da McKinsey (2022 Sentiment Survey), segundo o qual quase 25% dos Millennials americanos dão muita importância a produtos naturais e orgânicos, procurando incluí-los em sua dieta sempre que possível. De forma geral, os Millennials estão acima da média na importância que dão aos aspectos sustentáveis, de comércio justo, produção local, baixo teor calórico / gordura / açúcares e veganismo / vegetarianismo.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Collab de sorvete faz indústria crescer no inverno

Até a chegada do verão, novos sabores serão lançados e distribuídos em vários ...

Veja mais
Estudo mostra que 59% dos consumidores da América Latina querem voltar a comprar em lojas físicas

Pesquisa inédita da Zebra escutou consumidores e varejistas de 14 países, incluindo o Brasil   &nbs...

Veja mais
Panetone vira presente e seu consumo dispara

Categoria ganha 7 milhões de novos lares e seu consumo começa cada vez mais cedo, em outubro   O pa...

Veja mais
Startup conecta agricultura familiar com grandes redes de supermercados

Neste marketplace, tudo é feito por celular. Se o produtor não souber ler e escrever, recebe mensagem de &...

Veja mais
Americanas fatura R$ 2 bi em valor de mercado com novo CEO, Sérgio Rial

A primeira troca de liderança em 20 anos agita o mercado , mas posse do novo presidente só ocorrerá...

Veja mais
Produtos para cães e gatos rendem bilhões de reais

Indústrias de todos os portes se voltam ao Mercado Pet que faturou mais de R$ 50 bi em 2021   De acordo co...

Veja mais
Entenda a importância de fornecer cupons de desconto em tempos de crise

O benefício atrelado ao marketing da indústria ou varejo surgiu há quase 100 anos na época d...

Veja mais
Grandes indústrias precisam se posicionar em relação à política de preços e a gestão de custo

“Foi preciso desligar o piloto automático dois anos atrás e ligar a direção manual [&h...

Veja mais
Danone unifica áreas de negócios para atuar de forma mais ágil e simplificada

As mudanças visam fortalecer a empresa no mercado brasileiro e oferecer condições para garantir a p...

Veja mais