Em shopping, demanda por espaço pressiona oferta

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Vendas em 2009 cresceram 10%, para R$ 71 bi, acima do esperado


   
O setor de shopping centers passa por um momento peculiar. O ano de 2010, que promete ser de forte consumo, dá sinais de que pode estar se formando uma escassez de espaço disponível nos centros comerciais, sobretudo nas grandes cidades. Com os sinais de que a crise havia ficado mesmo para trás, a partir do quarto trimestre de 2009, as empresas de shoppings retomaram a todo vapor a construção de novos empreendimentos, mas a expectativa é de que eles não fiquem prontos a tempo, ainda neste ano.

 

Grandes companhias do setor, como Iguatemi e Multiplan, vão inaugurar projetos mais ambiciosos apenas em 2011 e 2012.

 
 
A rapidez com que o consumo se recuperou no quarto trimestre do ano passado surpreendeu os varejistas, que aceleraram seus planos de expansão. Mas a avaliação é de que o adiamento das obras ao longo do primeiro semestre de 2009 deve provocar agora, em 2010, uma lacuna na oferta de novos shoppings, principalmente nos primeiros seis ou sete meses do ano.

 

O receio dos lojistas é que, devido à forte reação da demanda, os shoppings aproveitem para cobrar aluguéis mais altos nos contratos que serão fechados nos centros comerciais a serem inaugurados, bem como nas alas novas de empreendimentos já existentes.

 

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e obtidos com exclusividade pelo Valor, as vendas dos lojistas instalados nos empreendimentos filiados à entidade atingiram R$ 71 bilhões em 2009, o que representou um crescimento nominal de 9,9% sobre 2008, quando os shoppings movimentaram R$ R$ 64,6 bilhões.

 

A expansão ficou acima das expectativas da entidade, que projetava 8% de crescimento nas vendas. E o ano de 2010 deve ser ainda melhor. A Abrasce projeta que os lojistas dos shopping centers vão faturar R$ 79 bilhões, cifra 12% maior que a obtida em 2009.

 

A taxa de ocupação dos empreendimentos existentes encontra-se em um dos mais altos patamares da história. Apenas 2,3% dos espaços ficaram vazios em 2009, segundo a Abrasce, mas há casos em que a vacância já é zero. "Quando um shopping é inaugurado, ele já está praticamente vendido", afirma Luiz Fernando Veiga, presidente da Abrasce.

 

Apesar da crise em 2009, Veiga afirma que serão inaugurados neste ano um número maior de shoppings do que em 2009. Segundo a Abrasce, estão previstas 19 inaugurações. Em 2009, foram abertos 16 empreendimentos. "Para o setor, a crise passou ao largo", diz o executivo.

 

Consultores e executivos ligados ao varejo, contudo, avaliam que haverá um hiato nas inaugurações nestes primeiros meses do ano, o que deve fazer com que a procura dos lojistas por espaço nos centros comerciais existentes continue aquecida. E algumas varejistas, em especial aquelas cujas lojas estão concentradas em shoppings, também poderão ter menos oportunidades do que gostariam para se expandir em 2010.

 

Segundo o presidente da rede de lojas Marisa, Márcio Golfarb, muitos shoppings não devem ficar prontos a tempo neste ano. "Mas como metade de nossas lojas é de rua, isso nos dará uma maior flexibilidade", diz o empresário, que avalia que será menos afetado que seus concorrentes no setor de vestuário. A Marisa prevê abrir 33 lojas em 2010, 22 delas no formato maior, de 1,2 mil metros quadrados. A Renner, que possui mais lojas em shopping centers, programa abrir 12 lojas neste ano.

 

Entre as empresas de shopping centers que não vão inaugurar empreendimentos neste ano estão Sonae Sierra, Multiplan e General Shopping. Todas as companhias, porém, estão investindo nas expansões dos shoppings existentes, que vão ser finalizadas ao longo de 2010.

 

A Iguatemi abre as portas, em março, de seu shopping em Brasília, mas que deveria ter ficado pronto ainda em 2009. A Aliansce, que acaba de estrear na Bovespa, vai inaugurar um shopping em Belo Horizonte, cuja abertura está prevista para o quarto trimestre.

 

A BR Malls inaugura em 2010 dois empreendimentos, mas ambos no segundo semestre. O Granja Vianna, na cidade de São Paulo, fica pronto em novembro, e o Sete Lagoas (MG) será aberto em outubro. O Mooca Plaza, na cidade de São Paulo, ficará pronto apenas novembro do ano que vem. Em 2008, a companhia programava inaugurar esse empreendimento ainda neste ano. Segundo Luiz Quinta, diretor da BR Malls, a abertura dos dois shoppings em 2010 já estavam previstas. "Muitas empresas paralisaram obras [em 2009], mas a BR Malls manteve o andamento", disse o executivo.

 

O grande ano das inaugurações será, de fato, 2011. Só o grupo Iguatemi vai abrir quatro. Um deles será o JK, na capital paulista. Os outros três empreendimentos ficam no interior no Estado de São Paulo: no condomínio Alphaville, nas próximo à capital, em Ribeirão Preto e Jundiaí.

 

A Multiplan vai inaugurar no ano que vem o ParkShopping, em São Caetano do Sul (SP). O grupo iniciou as obras de seu shopping em Jundiaí, que vai concorrer com o Iguatemi, mas o empreendimento será concluído em 2012. A companhia lançou também na semana passada outro grande projeto, o VillageMall, seu novo shopping no Rio, que será inaugurado em 2012.

 

A Sonae Sierra vai inaugurar em 2011 um shopping em Uberlândia (MG) e outro em Londrina (PR), que devem consumir investimentos de R$ 160 milhões e R$ 230 milhões, respectivamente.

 

A Abrasce fechou 2009 com 392 shoppings associados. Em área bruta locável (ABL), houve um crescimento de 5% na oferta, que totalizou 9,1 milhões de metros quadrados em 2009. Para 2010, é esperado que os novos shoppings agreguem mais 540 mil metros quadrados de ABL.
 

 

Veículo: Valor Econômico


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