Padarias apostam na ampliação do mix de produtos

Leia em 2min 10s

O setor de panificação em Minas Gerais está otimista com relação aos negócios em 2010 e prevê crescimento de 13% neste exercício na comparação com o ano passado. Segundo informações do Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria, Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado de Minas Gerais (SIP/Amip), diversas ações estão sendo desenvolvidas para incrementar as vendas nas padarias e panificadoras do Estado. Entre elas, estão a ampliação do mix de produtos e do horário de funcionamento.

 

De acordo com o presidente da entidade, Luiz Carlos Caio Xavier Carneiro, o segmento de panificação em Minas Gerais está aquecido desde o ano passado, quando faturou cerca de R$ 4 bilhões, o que representou um aumento de 13% em relação a 2008.

 

"Mesmo diante da crise financeira internacional, que abalou diversos setores da economia brasileira, conseguimos manter o crescimento. Isso indica que o segmento não foi tão afetado e encontra-se em franca expansão", avaliou Carneiro.

 

Conforme ele, vários fatores contribuíram para diminuir os impactos negativos da retração econômica e permitir o crescimento no fim de 2009. Entre eles, o presidente da SIP/Amip citou o reaquecimento da economia, observado a partir do segundo semestre, e os investimentos feitos pelo setor na diversificação dos produtos comercializados nas padarias mineiras. "O consumidor hoje valoriza os estabelecimentos completos. Quanto mais se investe na variedade, maior pode ser o retorno", explicou.

 

Com a ampliação dos serviços, o segmento também favoreceu a geração de empregos. Além dos postos tradicionais, como os de padeiros, as padarias mineiras também estão contratando garçons e cozinheiros, por exemplo. "A atividade está se profissionalizando cada vez mais", disse.

 

No entanto, ainda conforme Carneiro, o principal entrave enfrentado pelo segmento está justamente na falta de qualificação da mão de obra. Por isso, a entidade vem trabalhando em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferecendo cursos profissionalizantes para padeiros, confeiteiros, atendentes e salgadeiros, com o objetivo de reverter esse cenário.

 

Além da qualificação precária da maioria dos profissionais do setor, os custos com a mão de obra são altos, segundo o dirigente, chegando a 18% do total. "Os encargos e os gastos com transporte são consideráveis. Outro custo que impacta nos negócios é o da energia elétrica, que varia de 13% a 15%", observou.

 

Atualmente, Minas Gerais conta com cerca de 14 mil empresas do ramo. Em Belo Horizonte o setor é composto por aproximadamente 3 mil estabelecimentos. Do total, cerca de 95% das panificadoras são de micro e pequeno portes.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Copiar e...Colar

O Atacadão, rede de "atacarejo" comprada pelo Carrefour em 2007, inaugura a primeira loja na Colômbia, no d...

Veja mais
Custos operacionais com alta de 0,52% em 2009

Preços do leite, por sua vez, recuaram 2,36% ao longo do ano passado.   Os custos operacionais efetivos da...

Veja mais
Mais Sabor Carnes da Kitano chega às gôndolas com bônus de 70 gramas

  Condimento, utilizado para acentuar o sabor de carnes, legumes e arroz e ainda criar aromas únicos, chega...

Veja mais
'Neuromarketing' é a nova arma para vender sopas

Essas são algumas das maiores mudanças que a Campbell Soup Co. está fazendo em décadas em su...

Veja mais
Mercado de TVs amadurece e Samsung consolida liderança

A divisão de fabricação de TVs da empresa coreana quase dobrou desde 2006 - o ano em que superou a ...

Veja mais
Indústria tenta modernizar uniforme escolar

Os uniformes escolares brasileiros passam por um momento de crise: para ser práticos e aguentar várias lav...

Veja mais
Agricultor deve se adaptar às regras para orgânicos

Os agricultores que quiserem ter o selo de orgânico em seus produtos terão o ano de 2010 para se adaptarem ...

Veja mais
Preços do feijão devem reagir no Brasil apenas em outubro

Apesar da expectativa de melhora na comercialização do feijão neste período pós-carna...

Veja mais
Mahogany amplia portfólio de produtos para vender mais

A Mahogany está otimista com os negócios este ano e acaba de lançar novos produtos para ampliar seu...

Veja mais