Na contramão dos resultados globais da companhia, as vendas do Carrefour na América Latina registraram alta de 17,1% na comparação de 2009 a 2008. Segundo a rede, o aumento foi impulsionado principalmente por expansões da empresa em países como Brasil e Argentina. Para o diretor de Finanças e Gestão da operação brasileira da companhia, Daniel Magalhães, os resultados apontam a importância do Carrefour Brasil nos resultados globais. "O País tornou-se foco prioritário em termos de investimentos para os próximos anos", disse.
Considerando as operações mundiais, a rede francesa teve, porém, queda de 70% no lucro em 2009, por causa de baixas contábeis e cortes de preços decididos para atrair consumidores mais atentos a custos, em ano de recessão mundial. Segundo a rede, que no País é vice-líder de seu setor, no ano passado as margens de lucro foram diminuídas para atrair consumidores a seus principais mercados na França e no oeste da Europa. Lars Olofsson, o novo presidente executivo da companhia, afirmou também que iniciou um programa para gerar 4,5 bilhões de euros em economias até 2012.
Em comunicado, a companhia ressaltou que tem planos de iniciar uma operação de "atacarejo" na Índia ainda este ano. Para 2010, o foco do grupo será geração de caixa e redução de produtos nos estoques. A empresa informou que vai rever suas operações na Bélgica e vai reunir-se com representantes sindicais daquele país na próxima semana para discutir o futuro das operações belgas da empresa.
De acordo com o Carrefour, é possível dizer que está descartada a retirada das operações da Bélgica, ou seja, a rede se manterá no país com uma "presença redefinida". Há cinco anos a empresa tenta fazer os negócios no país serem lucrativos.
O mercado esperava que o Carrefour apresentasse uma queda de 27% no lucro de operações contínuas, para 917 milhões de euros, segundo pesquisa da agência Reuters com 10 analistas. Mas a empresa divulgou um lucro líquido de 2009 de 385 milhões de euros, queda de 70%, pressionado por baixas contábeis na Itália e por redução de preços.
Concorrência
Enquanto o Carrefour contabiliza seus resultados, o concorrente Walmart Brasil já mira nas vendas de Páscoa, que segundo a varejista prometem ser boas. As prateleiras das lojas estão abastecidas com um volume de ovos 30% maior do que o do mesmo período do ano passado. A expectativa é de que o crescimento das vendas chegue a 20% na comparação a 2009. As lojas estão com parreiras e prateleiras montadas com artigos para a data, desde o dia 17 de fevereiro têm ovos, bombons, colombas e outras delícias para a data. Dentre os ovos de Páscoa, a exclusividade da rede este ano é o ovo do Senninha.
Veículo: DCI