Brasil e Argentina ajudam o Carrefour a vender 17,1% mais na América Latina

Leia em 2min 30s

Na contramão dos resultados globais da companhia, as vendas do Carrefour na América Latina registraram alta de 17,1% na comparação de 2009 a 2008. Segundo a rede, o aumento foi impulsionado principalmente por expansões da empresa em países como Brasil e Argentina. Para o diretor de Finanças e Gestão da operação brasileira da companhia, Daniel Magalhães, os resultados apontam a importância do Carrefour Brasil nos resultados globais. "O País tornou-se foco prioritário em termos de investimentos para os próximos anos", disse.

 

Considerando as operações mundiais, a rede francesa teve, porém, queda de 70% no lucro em 2009, por causa de baixas contábeis e cortes de preços decididos para atrair consumidores mais atentos a custos, em ano de recessão mundial. Segundo a rede, que no País é vice-líder de seu setor, no ano passado as margens de lucro foram diminuídas para atrair consumidores a seus principais mercados na França e no oeste da Europa. Lars Olofsson, o novo presidente executivo da companhia, afirmou também que iniciou um programa para gerar 4,5 bilhões de euros em economias até 2012.

 

Em comunicado, a companhia ressaltou que tem planos de iniciar uma operação de "atacarejo" na Índia ainda este ano. Para 2010, o foco do grupo será geração de caixa e redução de produtos nos estoques. A empresa informou que vai rever suas operações na Bélgica e vai reunir-se com representantes sindicais daquele país na próxima semana para discutir o futuro das operações belgas da empresa.

 

De acordo com o Carrefour, é possível dizer que está descartada a retirada das operações da Bélgica, ou seja, a rede se manterá no país com uma "presença redefinida". Há cinco anos a empresa tenta fazer os negócios no país serem lucrativos.

 

O mercado esperava que o Carrefour apresentasse uma queda de 27% no lucro de operações contínuas, para 917 milhões de euros, segundo pesquisa da agência Reuters com 10 analistas. Mas a empresa divulgou um lucro líquido de 2009 de 385 milhões de euros, queda de 70%, pressionado por baixas contábeis na Itália e por redução de preços.

 

Concorrência

 

Enquanto o Carrefour contabiliza seus resultados, o concorrente Walmart Brasil já mira nas vendas de Páscoa, que segundo a varejista prometem ser boas. As prateleiras das lojas estão abastecidas com um volume de ovos 30% maior do que o do mesmo período do ano passado. A expectativa é de que o crescimento das vendas chegue a 20% na comparação a 2009. As lojas estão com parreiras e prateleiras montadas com artigos para a data, desde o dia 17 de fevereiro têm ovos, bombons, colombas e outras delícias para a data. Dentre os ovos de Páscoa, a exclusividade da rede este ano é o ovo do Senninha.

 

Veículo: DCI


Veja também

O sono dos carneirinhos

A classe C acordou no mundo fofo e ergonômico. A Duoflex, fabricante nacional de travesseiros, registrou crescimen...

Veja mais
Cliente critica falta de vendedor e de aparelho ligado

Por mais que invista em tecnologia e na rapidez dos lançamentos, a indústria de eletroeletrônicos te...

Veja mais
Venda de produtos orgânicos para o exterior cresce 366,32%

O volume das exportações brasileiras de produtos orgânicos avançou 366,32% em quatro anos. De...

Veja mais
Interior é opção para venda de combustíveis

A falta de concorrência em cidades do interior brasileiro, onde o crescimento da economia se dá pelo agrone...

Veja mais
Tribunal nega recurso da Anvisa contra as farmácias

Todas as farmácias brasileiras estão desobrigadas de cumprir a RDC 44 e as Instruções Normat...

Veja mais
Hypermarcas reporta lucro de R$ 101 milhões

A gigante do setor de consumo Hypermarcas, anunciou ter alcançado lucro líquido de R$ 101 milhões n...

Veja mais
Nestlé tenta ocupar o espaço deixado pela Parmalat no País

A Nestlé pretende, no Brasil, ocupar o espaço deixado pela Parmalat. "Vamos investir no avanço da M...

Veja mais
Varejo regional avança pelo país

Redes têm juntas 3.471 lojas em todas as regiões e indústria já está atenta a essa nov...

Veja mais
Eles se renderam ao Nordeste

Executivos de companhias como Danone, Kraft e Natura criam "minicorporações" dedicadas exclusivamente a fa...

Veja mais