Interior paulista também atrai mais shoppings

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A região Sudeste como um todo, e especialmente o Estado de São Paulo, receberá certamente o maior número de centros de compras (shopping centers) nos próximos três anos, naquela que não deixa de ser uma preparação para a demanda que existirá no Brasil em 2014 com a realização da Copa do Mundo aqui. O evento promete trazer um forte fluxo de turistas e fará o Brasil mais atraente como destino, ainda mais se se levarem em conta as Olimpíadas de 2016.

 

Segundo especialistas do mercado, já existem projetos de 100 novos centros de compras - alguns já em construção - dos quais 59 estão localizados na região Sudeste e, destes, 37 apenas no território paulista. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), grande parte dos malls estará em cidades do interior e na Grande São Paulo, que os atraem por seu potencial econômico e onde ainda existem espaços, sendo que empresas do setor como Iguatemi Empresa de Shopping Centers (IESC), BRMalls e Multiplan podem até mesmo acelerar as obras e a busca de terrenos para abrir os empreendimentos em tempo para a Copa do Mundo no País.

 

A Iguatemi Empresa de Shopping Centers (IESC) já afirmou ter encontrado neste um bom período para acelerar investimentos e anunciou, ontem, que fechou um acordo para a construção de um novo shopping na cidade de São José do Rio Preto, no interior do Estado de São Paulo, que terá investimento total de R$ 135,1 milhões. O acordo de permuta feito define que a Iguatemi ficará com 88% do shopping, e o proprietário do terreno, com os 12% restantes. O mall, voltado às classes A e B, terá 34,6 mil m² de área bruta locável (ABL) e 251 lojas.

 

De acordo com a companhia, a previsão é de que shopping traga resultado operacional líquido de R$ 21,6 milhões no primeiro ano de operação. A empresa afirma tratar-se de um mercado interessante, que conta com uma população de 416,4 mil habitantes, mas que "é sede de uma região econômica que abrange 36 municípios, totalizando, aproximadamente, 784 mil habitantes", além de ser a maior cidade do noroeste do estado, conforme comunicado enviado ao mercado.

 

Cristina Betts, CFO e diretora de Relações com Investidores da companhia, afirmou recentemente que a Iguatemi entrará em um novo patamar de crescimento, quase dobrando de tamanho até 2014. O objetivo é lançar três ou quatro novos projetos greenfield (primeira edificação em uma área ) em 18 meses, com aportes de mais de R$ 400 milhões - segundo prévia, divulgada este mês, dos seus resultados financeiros do ano passado. A empresa afirma que em 2010 espera crescimento da receita líquida de 15% a 17%, e em 2009 acredita ter superado 12% de alta.

 

Outra que está marcando presença na região é a BRMalls, que este mês adquiriu um terreno no Município de São Bernardo do Campo, a quarta maior cidade do estado. Segundo a empresa, a meta é desenvolver um projeto de uso misto incluindo um shopping center de cerca de 35.000 m² de ABL inicial e potencial de futura expansão para até 55.000 m². Com a localização, a aposta é na economia da cidade, baseada na indústria automobilística, além de estar próxima da Rodovia Anchieta e a menos de 1 km do trecho sul do Rodoanel. A população da cidade é de aproximadamente 811 mil habitantes.

 

Multiplan

 

A Multiplan também tem anunciado novos projetos este ano, sendo um deles o Jundiaí Shopping -na cidade de Jundiaí, próxima da capital paulista-, que só na sua primeira fase terá investimento de R$ 240 milhões. A empresa recebeu no último dia 15 de janeiro a licença para o desenvolvimento do mall, em cujo projeto consta que terá aproximadamente 35 mil m². As obras devem começar no segundo semestre deste ano, no terreno que fica a apenas 20 minutos de Campinas (SP), e a cerca de 40 minutos da capital paulista.

 

O empreendimento deverá ter 193 lojas e a previsão de sua inauguração é em setembro de 2012.

 

Segundo a Multiplan, "o projeto ainda está em acordo com a estratégia de desenvolver complexos multiúso, reunindo diversos empreendimentos no mesmo local". Devem ser construídas duas torres comerciais e há previsão de uma expansão do shopping de 13.260 m² de ABL para lançamento futuro.

 

Empresários do setor confirmam o interesse nesses mercados.

 

Na opinião de Luiz Fernando Pinto Veiga, presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), "o sudeste continua comandando a abertura, mas a distribuição é horizontal: há 5.500 municípios no País e 27 capitais, é natural que apareçam cada vez mais cidades com shoppings". Para ele, nas grandes cidades é mais difícil ter grandes terrenos e o preço no interior costuma ser menor e ainda há oportunidades.

 

Nabil Sahyoun, presidente da Associação de Lojistas de Shopping Centers (Alshop), afirmou recentemente que além de os grupos estarem bastante capitalizados, algumas companhias estocam terrenos. "Grandes grupos estão fazendo mais parcerias entre si e procuram parceiros locais para achar terrenos."

 


Veículo: DCI


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