Carrefour lucrou menos em 2009

Leia em 1min 20s

O lucro do Carrefour registrou forte queda no ano passado, afetado por depreciação no valor de ativos e redução de preços para atrair consumidores na França. Em 2009, o lucro das operações recorrentes ficou em € 385 milhões, 70% menor que o obtido em 2008. O lucro líquido recuou 74,2%, para € 327 milhões, enquanto as vendas da multinacional francesa declinaram 1,2%, para € 86,967 bilhões.

 

Na França, as vendas cederam 2,7% em 2009, para 36,9 bilhões. Nos demais países da Europa, a retração foi 5,4%, para 30,7 bilhões. Já na América Latina e Ásia, o Carrefour apurou crescimento nas vendas de 11,9% e 8,4%, respectivamente, atingindo € 11,76 bilhões e € 6,6 bilhões em 2009. A câmbio constante, as vendas tiveram expansão de 17,1% na América Latina e de 4,5% na Ásia.

 

A América Latina respondeu por 17,5% do lucro operacional em 2009. A contribuição da atividade (lucro operacional depois de apuradas as despesas com depreciação e provisões e antes de descontados os resultados financeiros) foi de € 486 milhões na região, 23% maior que em 2008. O resultado superou o aumento nas vendas , o que indica uma maior eficiência nas operações . "O excelente crescimento (no lucro operacional) reflete o firme controle das despesas com vendas, gerais e administrativas e da margem comercial", afirmou o Carrefour em seu relatório.

 

"A performance de vendas reforça ainda mais a posição do Brasil no Carrefour, tornando o país foco prioritário em termos de investimentos", declarou Daniel Magalhães, diretor financeiro do grupo no Brasil.
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Posto de gasolina atrai supermercado médio

Para aumentar o fluxo de pessoas nas lojas em até 25% e consequentemente elevar o faturamento -em 5% apenas nos p...

Veja mais
Inaceres vê demanda aquecida e recuperação

Empresa amplia o cultivo de palmito e projeta alta de receita   Atrapalhados pelo clima adverso, os planos da Ina...

Veja mais
Aos poucos, elas vêm chegando

Participação feminina cresce, mas a questão "tempo e dinheiro" ainda atrapalha.   O primeiro...

Veja mais
O sono dos carneirinhos

A classe C acordou no mundo fofo e ergonômico. A Duoflex, fabricante nacional de travesseiros, registrou crescimen...

Veja mais
Cliente critica falta de vendedor e de aparelho ligado

Por mais que invista em tecnologia e na rapidez dos lançamentos, a indústria de eletroeletrônicos te...

Veja mais
Venda de produtos orgânicos para o exterior cresce 366,32%

O volume das exportações brasileiras de produtos orgânicos avançou 366,32% em quatro anos. De...

Veja mais
Brasil e Argentina ajudam o Carrefour a vender 17,1% mais na América Latina

Na contramão dos resultados globais da companhia, as vendas do Carrefour na América Latina registraram alt...

Veja mais
Interior é opção para venda de combustíveis

A falta de concorrência em cidades do interior brasileiro, onde o crescimento da economia se dá pelo agrone...

Veja mais
Tribunal nega recurso da Anvisa contra as farmácias

Todas as farmácias brasileiras estão desobrigadas de cumprir a RDC 44 e as Instruções Normat...

Veja mais