Alimentos e bebidas à base do ingrediente ganham espaço nas gôndolas das principais redes de supermercados dos EUA
Por Renato Müller
Uma categoria que cresceu quase 20% em 12 meses e vem se beneficiando da busca dos consumidores por produtos funcionais e itens de alto valor proteico. O que antes era nicho está, rapidamente, se tornando mainstream nas grandes redes americanas de supermercados. Trata-se dos alimentos e bebidas à base de cogumelos.
“Não é mais um produto estranho que você só encontra no fundo das lojas de alimentos naturais”, afirma Scott Frohman, CEO da Odyssey Wellness, startup que produz bebidas gaseificadas à base de cogumelos. De acordo com a empresa de inteligência de mercado Spins, alimentos e bebidas baseadas nesse ingrediente movimentaram US$ 642 milhões em julho de 2023, um crescimento de 19,5% sobre o mesmo mês do ano anterior. As vendas de chás e cafés prontos para beber avançaram 250%, contra um aumento de 71,2% no faturamento de kombucha e outras bebidas funcionais.
Os supermercados mostram estar atentos à tendência. A Odyssey Wellness entrou neste ano em mais de mil pontos de venda no varejo americano e hoje, está presente em 6 mil lojas de redes como 7-Eleven, Wegmans, CVS e Hy-Vee. Já a rival Four Sigmatic é encontrada em pelo menos 7 mil lojas de marcas como Sprouts, Target, Wegmans, Walmart e Whole Foods. “Estamos mostrando ao varejo que se nossos produtos estiverem à vista, os consumidores se interessam e compram”, afirma Tero Isokauppila, fundador e CEO da empresa. “Essa é uma forte tendência”, completa.
Redação SuperHiper