Hábitos de consumo dos jovens forçam o setor supermercadista a criar estratégias de fidelização
Alinhar-se às necessidades do shopper da Geração Z, atentos aos valores das marcas e opções de variedades de itens e também de pagamentos do setor supermercadista, exigem estratégias diferenciadas sempre voltadas a digitalização. Cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e dispostos a não pagarem por produtos e serviços físicos que podem ser encontrados mais baratos na internet, a Geração Z (grupo nascido entre os anos de 1995 a 2010) já desenha algumas tendências que despertam a atenção do mercado.
Para atender esse perfil de consumidor, as plataformas de mídias socias do setor supermercadista precisam estar atualizadas – já que a tecnologia é o ponto forte da Geração Z.
Um dos desafios para dialogar com os jovens é criar uma personalização a partir do conhecimento sobre o cliente, os dados gerados pelo programa de relacionamento e um algoritmo de inteligência artificial, propõe, a cada consumidor, ofertas personalizadas.
Já nas lojas físicas, algumas manobras costumam ajudar. Por exemplo, para criar um hábito de consumo e também uma experiência sensorial, o supermercado que deseja focar nos jovens, deve procurar construir um ambiente com linguagem que fazem conexões com marcas vistas na internet tem grande chance de fidelizar o público.
A Euromonitor International, empresa global de pesquisa de mercado, divulgou, o seu relatório exclusivo com as 10 principais tendências globais de consumo em 2023. Esse relatório anual da Euromonitor visa ajudar algumas organizações, como o setor supermercadista, a ficarem à frente da disrupção, prever motivações de compras e suprir necessidades não atendidas.
De acordo com a empresa, alguns dos fatores que definirão as tendências globais de consumo são: consumidores gastando de forma responsável, porém emocional; o papel da digitalização nos processos de compra; as demandas de igualdade feminina e uma Geração Z disruptiva.
Fontes: Euromonitor.
Redação SuperHiper.