Expectativa é que vendas do produto aumentem 10% neste ano. Consumo, que geralmente começa em novembro, foi antecipado.
Um produto tradicional do fim do ano chegou às padarias de São Paulo mais cedo neste ano: o panetone. Em uma fábrica da capital paulista, a expectativa do mercado é que a venda de panetones aumente 10% neste ano, na comparação com 2007.
“A procura, que acontecia normalmente em novembro, tem acontecido agora em setembro. O pessoal tem cobrado os panetones, e nós antecipamos a produção. Já estamos com a linha de panetone a todo vapor”, afirma a gerente de uma padaria paulistana, Núbia Santos de Oliveira.
O aumento antecipado das vendas desse produto tão característico do Natal também movimenta toda a linha de produção de uma fábrica na Zona Leste de São Paulo. A expectativa é fazer 10 milhões de panetones até o fim do ano, com crescimento de 10% até o fim de 2008.
Para atender os pedidos, a fábrica contratou mais 220 funcionários e funciona 24 horas por dia. “O panetone vai para o Brasil todo, vai para a América do Sul, vai para os Estados Unidos e para a Europa. Esse é um mercado em que a gente vem começando a crescer agora”, diz o gerente Ronaldo Bertagnon.
Como é a produção
Depois de pronta, a massa vai para uma grande caixa quadrada, ainda sem nada que lembre um panetone. Mas é só uma questão de tempo – e bastante tempo. São necessárias 36 horas para ele ficar pronto. Por isso, a produção começa bem antes do Natal.
Quando a massa recebe as frutas cristalizadas do tradicional recheio, falta pouco para ganhar a forma definitiva. Cada pedaço ainda retangular vai virar um panetone de meio quilo. É girando na esteira que ele fica em forma de circular. Depois disso, ele já é quase um panetone “adulto”. Só falta crescer na estufa e ir para o forno.
Veículo: Portal G1