Carrefour lança serviço de recolhimento de eletros e Whirlpool tem parceria com companhia energética para vender geladeiras novas e reciclar as antigas
Varejistas e fabricantes, pelo menos por enquanto, não são obrigados a reciclar eletroeletrônicos e eletrodomésticos, mas algumas empresas estão se preparando para um futuro que julgam inevitável: o envolvimento de toda a cadeia na busca da sustentabilidade. Na segunda quinzena de fevereiro, o Carrefour lançou o programa Descarte Certo. Por ele, a rede de supermercados se compromete a retirar eletros usados da casa do cliente e dar um fim ecologicamente correto para eles.
Os produtos são coletados por uma companhia especializada em reciclagem. A empresa não é paga pelo Carrefour para prestar o serviço. Sua receita sai dos produtos que são reciclados. A solicitação do serviço pode ser feita por umconsumidor que tenha ou não comprado algo no Carrefour. Até o início de março o varejista, que cobra de R$ 3,90 (cartucho de tinta de impressora) a R$ 152,90 (geladeira ou freezer) por um chamado, havia registrado 550 pedidos, o que lhe gerouuma receitade R$7 mil.
“Mesmo assim não temos lucro com a operação”, diz Fabio Regis, diretor de eletros do Carrefour. “Temos que pagar comissões para os vendedores, alémde arcar comtodos os custos de divulgação do programa”, diz. O executivo afirma que 90% das vendas do serviços acontecem nas próprias lojas. O restante chega através do site especialmente criado para o programa. A meta do executivo é fazer com que o Descarte Certo, em um prazo de 12 a 24 meses, corresponda por 10% das vendas do varejista (considerando- se apenas as categorias listadas no programa), o que deve gerar entre 3 mil e 5 mil pedidos de descartes por mês.
Mas será que este crescimento é realmente possível? O consumidor estaria disposto a pagar mais de R$ 150 para se ver livre de uma geladeira usada? Ou desembolsar R$ 50,90 para darum fim ecologicamente correto a um aparelho de DVD? Para Regis, não há dúvidas de que a resposta para estas perguntas seja “sim”. No entanto, ele admite que o maior foco do programa são as classesmais abastadas.
“Do total de descartes vendidos nas lojas, 79% é comprado por clientes que adquiriram algum eletro novo no Carrefour”, diz Regis. “O valor de R$ 152,90 é referente ao descarte de uma geladeira de grande porte. O cliente que tem um eletrodoméstico desse tipo provavelmente vai comprar outro do mesmo nível ou melhor. O valor de R$ 152,90 por um descarte não é muito significativo para esse cliente”, acredita.
A estratégia da Whirlpool,fabricante de produtos de linha branca das marcas Consul e Brastemp, foi fazer parcerias com algumas companhias distribuidoras de energia elétrica, entre elas a CPFL. Por lei, estas empresas são obrigadas a investir 0,5% da receita em ações de combate ao desperdício de energia emseus estados.
Onde entra a Whirlpool? A fabricante vende refrigeradores para as companhias como se fosse uma negociação tradicional com o varejo.Quando a geladeira é entregue na casada família privilegiada pelo programa, a Whirlpool aproveita para retirar o refrigerador antigo. O produto é levadopara o centrode reciclagem da fabricante, em Joinville (SC). Lá, tudo que pode reciclado é reaproveitado. Materiais como plástico, alumínio e cobre são vendidos para as indústrias correspondentes. “É um modelo de negócio do futuro. Olhando as empresas do ponto de vista da sustentabilidade, não há como agir diferente”, diz Armando do Valle Júnior, diretor de relações institucionais da Whirlpool.
Veículo: Brasil Econômico