O Carrefour, segunda maior companhia varejista do mundo, gastará US$ 100 milhões para abrir lojas no sudoeste da Rússia, a fim de consolidar sua presença no mercado de mais rápido crescimento na Europa. Um acordo de investimento foi assinado em 19 de setembro por Jacobo Caller, pelo diretor na Rússia, e Tatiana Evsikova, vice-governadora da região de Krasnodar. A primeira loja local será inaugurada no início de 2009 na cidade de Krasnodar.
A meta da rede é abrir sua primeira megaloja na Rússia ainda este ano. A varejista deseja se igualar à alemã Metro e avançar em relação a norte-americana Wal-Mart, que busca se expandir no país.
"Krasnodar é uma região com considerável potencial econômico e com clima favorável para o investimento", disse o principal executivo José Luis Duran em um fórum econômico no balneário de Sochi no Mar Negro, onde o acordo foi assinado, segundo o informe. "Será uma das primeiras regiões na Rússia onde o Carrefour irá operar."
Outras empresas estrangeiras debandam para a Rússia, onde o mercado de varejo poderá se expandir cerca de 22% anualmente até 2010, à medida que os rendimentos sobem, estima o UBS.
A rede Hennes & Mauritz, varejista do setor de vestuário, planeja inaugurar sua primeira loja local no próximo ano, e a Fast Retailing, cuja rede Uniqlo é a maior vendedora japonesa de roupas, também poderá se mudar para o mercado.
O Wal-Mart, maior companhia varejista mundial, ainda analisa a possibilidade de se expandir na Rússia , disse o diretor internacional Mike Duke em junho. A companhia com sede em Bentonville, Arkansas, poderá pagar US$ 2 bilhões para adquirir a companhia russa de megalojas OOO Lenta, reportou Vedomosti em agosto, citando dois investidores anônimos da Lenta.
O Metro tornou-se a segunda maior varejista do setor alimentício da Rússia em vendas e aumentou a receita local em 43% para US$ 4 bilhões no ano passado, segundo Svetlana Sukhanova, analista do UBS em Moscou. A companhia planeja abrir mais lojas na Rússia este ano nas redes de eletrônicos Saturn e Media Markt.
Colômbia
O Carrefour também fechou um acordo com a Mercadefam para adquirir uma participação da rede colombiana. As empresas pediram para o órgão regulador anti-truste da Colômbia avaliar a possível fusão.
Nenhum outro detalhe sobre a transação foi divulgado. Esta compra seria a primeira aquisição da rede francesa na Colômbia. A Mercadefam está baseada em Bucaramanga, quinta maior cidade do país, e opera sete lojas na região.
O Carrefour planeja investir US$ 300 milhões em 2008 para abriu pelo menos 15 lojas no país, atingindo um total de 61 lojas.
Na Colômbia, o Carrefour compete com a Almacenes Exito, maior do setor naquele país e que é controlada pela rede francesa de varejo Casino GuichardPerrachon, e com a Supertiendas y Droguerias Olimpia, que é controlada pela família Char.
Veículo: Gazeta Mercantil