Empresas estimam alta de até 14%.
A rede ABC tem 20 lojas em nove cidades mineiras, nas regiões Centro-Oeste, Central e Alto Paranaíba
A aproximação da Páscoa já está movimentando os negócios dos supermercados mineiros, segundo representantes do setor. Diante de um cenário de recuperação da economia, com aumento do emprego e da renda, a previsão é de alta de até 14% nas vendas de produtos relacionados à data comemorativa, como bombons, ovos de chocolate e peixes, principalmente bacalhau, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Entretanto, o aquecimento mais expressivo na comercialização, segundo eles, deverá acontecer durante a Semana Santa. "Tradicionalmente, as vendas ligadas à data, em especial de ovos de chocolate, acontecem nos últimos dias antes da Páscoa", observou o diretor de Marketing e Comércio Exterior da rede de supermercados ABC, Thulio Fernandes Martins.
De acordo com ele, a procura começou a aumentar logo depois do Carnaval, quando os primeiros ovos foram disponibilizados. "Até o momento, já verificamos incremento na casa dos 30% frente ao mesmo intervalo do ano anterior", disse.
Segundo ele, a estratégia adotada pela empresa neste ano foi antecipar parte da comercialização. "No geral, 70% das vendas de chocolates e ovos acontecem durante a semana da Páscoa. Em 2010, elas deverão ficar entre 60% e 64%", afirmou.
O diretor da rede, que conta com 20 lojas espalhadas por nove municípios mineiros - Divinópolis, Formiga, Oliveira, Campo Belo, Arcos, Santo Antônio do Monte e Itaúna, na região Centro-Oeste; Pará de Minas, na região Central; e Araxá, no Alto Paranaíba -, estima incremento de 14% nos negócios ante o exercício passado. A empresa considera como período de Páscoa o resultado de março até o dia 4 de abril.
Durante a Quaresma, conforme Martins, um dos destaques em termos de vendas foi o bacalhau. "Esta época do ano é o melhor período de vendas desse produto, melhor até mesmo que o Natal", ressaltou.
Março - Segundo o diretor, as vendas de fevereiro foram 16% maiores que em igual intervalo de 2009, considerando o mesmo número de lojas. O resultado de janeiro também foi positivo, com alta de 15% ante o primeiro mês do exercício passado.
Para este ano, a expectativa é que as vendas tenham incremento de 15% ante o resultado de 2009, quando a alta foi de 21% ante 2008 (considerando o mesmo número de unidades). "O percentual menor não quer dizer que estamos perdendo fôlego. um movimento natural, pois nos últimos três anos registramos crescimento acima de 20%", observou.
Diante dos bons resultados, o Supermercados ABC irá aumentar, em 2010, o número de lojas. "Por enquanto, posso adiantar que nossa 21ª unidade será aberta em Lagoa da Prata (Centro-Oeste). Será uma loja ecologicamente correta. Há projetos em negociação, mas não posso revelar mais detalhes", disse o diretor.
O investimento nessa filial será da ordem de R$ 5 milhões e irá gerar 140 postos de trabalho, entre diretos e indiretos. "A previsão é que a unidade esteja funcionando entre abril e maio deste ano", salientou. Atualmente, a rede, que tem sede em Divinópolis, cidade que abriga nove pontos-de-venda, conta com 2,5 mil funcionários.
Veículo: Diário do Comércio - MG