Atentas à demanda do mercado, empresas especializadas em geomarketing e pesquisas também correm para desenvolver novas ferramentas. É o caso da ferramenta lançada pelo Ibope Inteligência, na última semana, chamada Pyxis 2010, que mede o potencial de consumo por grupo de produtos e classe social em todas as cidades brasileiras, cruzando dados do IBGE.
Segundo Antônio Carlos Ruótolo, diretor de Geonegócios do Ibope, o software é acessível a empresas de diversos portes e é importante para as redes encontrarem seu mercado. "É uma boa opção para pequenas e médias empresas também, que não precisam contratar um economista para isso e não tinham essa possibilidade antes. Uma rede pode até registrar crescimento das vendas, mas perder participação de mercado, por exemplo. Medir só as vendas não adianta", afirma.
As empresas podem fazer assinatura anual para ter acesso ao software, pelo preço de R$ 6,7 mil e escolherem exatamente as cidades que querem analisar. De acordo com Ruótolo, a ferramenta mede todo o consumo final doméstico, levando em conta, portanto, até o que é vendido pelo mercado informal.
Veículo: DCI