Companhia obteve alta de 35%na comercialização em março e volume superou o realizado em outubro, principal mês para a linha branca devido ao fim de ano
Queda nas vendas, estoques lotados e demissões de funcionários. O cenário para o segmento de linha branca desde o mês de fevereiro era de pessimismo na comercialização dos produtos devido ao fim das taxas reduzidas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Mas após doismeses do término damedida implementada pelo governo para combater a crise econômica, a grande procura por geladeira, freezer, máquinas de lavar, ar-condicionado e microondas tem deixado as companhias no limite das atividades para atender a demanda.
Detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no país, a Whirlpool afirma que março foi o mês de maior volume de vendas da companhia, superando a comercialização realizada em outubro para as compras de final de ano. “As boas vendas em fevereiro eram esperadas pelos produtos que estavam em estoque no varejo, mas o último mês foi uma prova de quão bom é o momento”, afirma Sérgio Leme, diretor de vendas da multinacional, ao revelar uma alta de 35% na comercialização de linha branca em março sobre o mesmo mês do ano passado. Para o ano de 2010, a expectativa é obter entre 15% e 20% de aumento, que segundo o executivo “seria um resultado espetacular”.
Para a boa surpresa, Leme aponta a recuperação econômica, o baixo desemprego, o aumento de crédito e o clima de confiança entre os consumidores para explicar os bons resultados, que têm deixado os estoques da companhia no limite para atender a demanda. Segundo ele, os depósitos da Whirlpool para geladeira, freezer e ar-condicionado atuam com capacidade de menos de uma semana, sendo que o normal é ter produtos estocados com 25 dias em média.
O diretor de vendas da Whirlpool acredita que o mercado continuará aquecido mas com mudanças entre os produtos comercializados. Enquanto até março as opções dos consumidores estavam ligadas ao verão (refrigeradores e ar-condicionado), a demanda a partir desse mês será por fogão, lavadoras e microondas devido à aproximação do Dia das Mães, no próximo dia 9 de maio. “Estamos com 30 dias de estoques planejados para esses produtos pois agora começa um período maior de vendas do que de produção”, diz Leme.
Menos marketing
Com um investimento recorde de US$ 250 milhões para este ano, a Whirlpool tem inserido um montante menor em marketing do que o previsto anteriormente devido à manutenção das vendas após o fim do IPI reduzido. “O cenário favorável leva a uma redução dos investimentos em ações”, aponta o diretor de vendas da companhia. Caso o mercado estivesse em baixa, a companhia teria reforçado a divulgação de seus produtos em anúncios para tentar compensar o fim da medida do governo.
Mas segundo Leme, a verba que antes seria para as ações de marketing estão compensando a alta nos preços das matériasprimas utilizadas na linha branca, como é o caso do aço. Além de anúncios namídia, o investimento da Whirlpool para este ano abrange ainda desenvolvimento de produtos e modernização de suas fábricas.
O Brasil Econômico contatou a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) e a Mabe mas não obteve resposta até o fechamento da edição.
Veículo: Brasil Econômico