Dia de Sorvete

Leia em 2min 40s

Atacadistas locais comemoram o aumento nas vendas desses produtos nesta época do ano.

 

Poucos sabem, mas há seis anos, no dia 23 de setembro, é celebrado o Dia Nacional do Sorvete, instituído pela Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (ABIS). A data marca o início da primavera e a época de temperaturas mais quentes do ano. Os atacadistas do Distrito Federal que atuam nesse segmento também comemoram, pois há um aumento expressivo nas vendas de sorvete nesse período.

 

Segundo a Associação, nos meses de setembro a março, 70% dos mais de 900 milhões de litros produzidos anualmente pelas empresas nacionais, incluindo sorvetes de massa, picolés e sorvete “soft”, são consumidos no país. “O Brasileiro tem a cultura de tomar sorvetes somente nos períodos quentes, acreditando que se fizer isso no inverno pode fazer mal a saúde. O que é uma idéia falsa, pois o tempo mais frio não impede o consumo e tampouco provoca qualquer mal à saúde”, conta Carvalho, ressaltando que os atacadistas desse setor têm condições de atender o mercado durante todo o ano, da mesma forma como é acontece no verão.

 

Lysipo Gomide, diretor da Brassol, empresa especializada em congelados, conta que a comercialização de sorvetes, nos últimos cinco meses do ano, representa o equivalente as vendas obtidas durante os outros meses do ano. “Brasília não tem a mesma sazonalidade como nos outras cidades do país. Quando a temperatura está quente, o clima fica seco e faz muito calor. Ao contrário, faz bastante frio. Diferente das cidades litorâneas, que tem um clima mais estável.”, explica Gomide. Por isso, o diretor da Brassol justifica a maior concentração de vendas no segundo semestre do ano.

 

A Brassol, que está a 17 anos no mercado de Brasília, atende pequeno, médio e grande varejo do Distrito Federal e está localizada na Estrutural, próxima à Cidade do Automóvel. O carro chefe da empresa são os sorvetes em latão, potes de dois litros e picolé, mas também comercializa diversos produtos alimentícios congelados.
Dados do mercado de sorvetes da ABIS - Hoje os picolés representam 20% deste mercado, ou seja, aproximadamente 182 milhões de litros, o que significa cerca de dois bilhões e 550 milhões de unidades/ano. O sorvete soft também vem crescendo no mix. Atualmente existem 10 mil máquinas que produzem este tipo de sorvete, o que significa 8% do mercado e um total de 72 milhões de litros. Os sorvetes de massa são responsáveis por um volume estimado de 653 milhões de litros.

 

Apesar do alto consumo no verão, os números podem crescer muito, principalmente se comparados aos de outros países. O brasileiro consome em média 4,7 litros anuais, menos de um terço do consumo per capita em alguns países nórdicos, como a Dinamarca e a Finlândia.

 

Perfil do Sindiatacadista-DF - O Sindiatacadista/DF, criado em dezembro de 2001, representa 24 segmentos da economia em Brasília, entre os quais estão o comércio atacadista de gêneros alimentícios, autopeças, drogas e medicamentos. Ao todo, já são mais de 1.200 empresas atacadistas instaladas no Distrito Federal.

 

Veículo: Portal Fator Brasil


Veja também

Sorvete com gelatina proporciona mais sáude

Há cinco anos, exatamente no dia 23 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Sorvete, data institu&iacu...

Veja mais
Parceria entre Solae e Senomyx obtém sucesso no aprimoramento do sabor da proteína de soja

St. Louis e San Diego, EUA – A Solae, líder no fornecimento de proteína de soja para produtos alimen...

Veja mais
Linha Levittá sementes ganha novo produto

Banana Brasil lança Levittá Sementes Gergelim e Quinoa.   Referência nacional em produtos par...

Veja mais
Pecuária leiteira perde com excesso de produção

Para o Silemg, a cadeia esperava um aumento na demanda mundial.   A crise que afeta o setor leiteiro foi causada...

Veja mais
Línea Sucralose investe em adoçantes

A empresa Línea Sucralose, controlada do Laboratório Neo Química, especializada na produç&at...

Veja mais
Pão de Açúcar inscreve para Programa de Trainee em todo o país

O Grupo Pão de Açúcar está com inscrições abertas para o Programa de Trainee. ...

Veja mais
Brasil é o terceiro em consumo de produtos de higiene pessoal e cosméticos, diz Abihpec

O Brasil ocupou o terceiro lugar no mercado mundial de cosméticos, perfumes e higiene pessoal em 2007. Segundo da...

Veja mais
Assédio sexual: um crime no trabalho

O ser humano é considerado um ser social e isso faz com que ele procure a companhia dos seus semelhantes para for...

Veja mais
Duloren será a primeira do país a usar a lycra 2.0

A DuLoren será a primeira grife de lingerie do Brasil a usar a lycra 2.0, a nova tecnologia da Invista, lan&ccedi...

Veja mais