As três grandes varejistas - Carrefour, Wal-Mart e Grupo Pão de Açúcar - estão convertendo hipermercados convencionais para as suas marcas de "atacarejo", um formato tipicamente brasileiro, voltado para a população de baixa renda, e que mistura loja de atacado e supermercado. A mudança de bandeira mostra resultados surpreendentes. As três lojas do Pão de Açúcar que foram convertidas neste ano para a bandeira Assai, marca de atacarejo comprada pelo grupo em 2007, registram crescimento de 300% nas vendas, informa a companhia.
O Wal-Mart também resolveu transformar dois hipermercados da rede Bompreço na Bahia em unidades do Maxxi, marca de atacarejo que foi adquirida pela multinacional em 2004 e que, até agora, só estava presente na região Sul. Hoje serão inauguradas as lojas que foram convertidas em Salvador e Lauro de Freitas, cidade vizinha à capital baiana. Essas são as primeiras lojas da marca Maxxi fora da região Sul. Em breve, a bandeira deve entrar em outras capitais do Nordeste, como Fortaleza.
Além de expandir o formato de atacarejo, o Wal-Mart também planeja entrar em um novo segmento no país. A multinacional deve anunciar hoje o lançamento de sua loja virtual no Brasil
Segundo Marcelo Vienna, que assumiu a vice-presidência de operações da rede Maxxi, o Wal-Mart finalizou recentemente um estudo para a padronização das lojas de atacarejo, um negócio que, por ser ainda muito novo, existe pouco conhecimento a respeito. "Criamos dois grandes protótipos, um para lojas de 5 mil metros quadrados e outro para unidades de 3 mil metros quadrados", disse o executivo ao Valor.
O Maxxi, que antes pertencia ao Sonae, originou-se da conversação de antigos supermercados, de diferentes redes, que foram adquiridos no passado pelo grupo português na região Sul. Por isso, a rede não possuía um formato e um conceito muito claros. O Wal-Mart prevê abrir neste ano 10 unidades do Maxxi, número que inclui a conversão das lojas da Bahia.
O primeiro que converteu suas lojas para o modelo de atacarejo foi o Carrefour, que comprou o Atacadão no Brasil em 2007 e transformou-se, com a aquisição, na maior varejista do país. Três unidades que antes operavam com bandeira Carrefour foram convertidas para o modelo Atacadão no primeiro semestre. A multinacional francesa prevê que há espaço para trocar as marcas de pelo menos outras nove lojas no país. Segundo as demonstrações financeiras divulgadas pela rede, na França, as unidades convertidas para o Atacadão mostram um "excelente" desempenho, com aumento nas vendas de 25,8%.
As lojas que misturam vendas no atacado e no varejo estão fazendo muito sucesso em Salvador. Redes como Atacadão (do Carrefour) Mercantil Rodrigues (da chilena Cencosud) e Atakarejo, são muito procuradas e não só pela população de baixa renda.
Com o lançamento do Maxxi - os investimentos feitos nas duas lojas de Salvador foram de R$ 30 milhões - o Wal-Mart vai disputar também esse consumidor. Atualmente a varejista já tem um supermercado que vende no atacado na capital baiana, a bandeira Sam's Club. Esse empreendimento, contudo, é mais voltado ao público das classes A e B.
A promessa do Wal-Mart é oferecer, nas lojas do Maxxi, preços 5% mais baixos do que a média dos outros atacadistas da região.
Veículo: Valor Econômico