A Coop, cooperativa que controla a maior cadeia de supermercados da região do ABC, em São Paulo, decidiu reagir às grandes redes - Carrefour, Grupo Pão de Açúcar e Wal-Mart. Assim como seus concorrentes, que estão investindo em pequenas lojas e avançando nos mercados de bairro, a Coop abriu ontem em Santo André o seu segundo supermercado de 1 mil m2, formato bem menor do que seu modelo convencional de lojas, que chegam a ocupar até 4 m2.
Com essa nova rede, batizada de Zapt Coop, a cooperativa pretende acirrar a competição com as bandeiras Dia, do Carrefour, Extra Perto, do Grupo Pão de Açúcar, e Todo Dia, do Wal-Mart. A primeira Zapt Coop também foi aberta em Santo André neste ano. "Pretendemos abrir mais uma loja nesse formato este ano", afirmou Valdomiro Bardini, gerente comercial da varejista, que mantém-se fiel ao sistema cooperativista.
A rede foi criada em 1954 por 292 funcionários da Rhodia, mas deixou de ser um mero supermercado para atender aos empregados da multinacional francesa e passou a ser uma grande varejista local. Segundo Bardini, a Coop detém 25% de participação no varejo do ABC e hoje possui 1,4 milhão de cooperados, que são os clientes que compram em seus estabelecimentos.
Com 25 lojas, a Coop faturou R$ 1,1 bilhão em 2007 e figurou em 11º no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Além de ser a única cooperativa na lista das 50 maiores cadeias de supermercados, a rede transformou-se na maior cooperativa de consumo da América Latina.
Veículo: Valor Econômico