Os envoltórios ampliaram vendas e foram uma das poucas categorias que apresentaram crescimento dentro da cesta de bazar, cujo desempenho não foi bom em 2007
Em 2007, as vendas da categoria de envoltórios de alimentos, que inclui alumínio, filme plástico e saco plástico, cresceu 1,6% em volume nos supermercados, com a comercialização de 79 milhões de unidades. Em faturamento, o desempenho é melhor. Mesmo com uma queda no preço médio de 2,6%, as vendas de envoltórios tiveram expansão de 3%, e, dessa forma, o faturamento da categoria chegou a R$ 226 milhões no auto-serviço. Essa difereça entre volume e valor, apesar da queda nos preços, dá-se, provavelmente, em virtude de o consumidor ter comprado mais itens com maior valor agregado. A categoria merece ser destacada, porque, dentro da cesta de bazar, poucos produtos tiveram bom desempenho.
Esta é uma categoria sazonal em que os picos de vendas acontecem em dezembro e janeiro, época do ano em que o preparo de pratos especiais e bem elaborados é maior. Com isso, é necessário mais proteção para o melhor acondicionamento. Em dezembro de 2007, foram comercializados no auto-serviço um volume de 15 milhões de unidades. Em meses regulares, como junho e julho, esse volume caiu 21%, com a venda de 13 milhões de unidades.
Quanto ao desempenho da categoria por formato de loja, em 2007, os envoltórios cresceram mais no auto-serviço de médio porte – de 10 a 19 check-outs –, que representaram 8,6% das vendas em volume da categoria. Em faturamento, essas lojas representaram 10,5% das vendas. Os supermercados com menos de 4 check-outs tiveram o segundo melhor desempenho entre os formatos. Em volume, eles responderam por 8,3% das vendas. Já em valor, representaram 6,7%.
Em termos de regiões com maior participação nas vendas da categoria, mais uma vez a área 5, o interior de São Paulo, é a que responde pela maior fatia. Essa região teve um peso de 23,7% no volume de vendas da categoria e 23,6% no faturamento. Mas nessa área a categoria registrou queda de 7,1% no volume de vendas e de 5,7% em receita. As áreas que apresentaram maiores crescimentos foram a 3, Grande Rio de Janeiro, com 11,1% em volume e 11,3% em valor, e a área 7, que abrange o Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal, com 12,5% em volume e 16,3% em faturamento.
Fator preço
Para entender melhor a performance da categoria, 57% das vendas de envoltório estão concentradas em alumínio, com posicionamento de preço mais baixo dentre os três segmentos. As vendas restantes ficam com os filmes plásticos, 24,7%, e, por último, o saco plástico. Mas foi o saco plástico, com 18,2%, que teve melhor performance, com crescimento de 5% em volume de vendas e 7,9% em valor. Por outro lado, o alumínio teve retração de 1,4% em volume.
Os envoltórios se destacam pelo peso das marcas próprias, que já respondem por mais de 30% de suas vendas, e pela sensibilidade do consumidor à variação de preço.
Veículo: Revista SuperHiper - Março/2008