Saquinhos de sementes como brinde e árvores virtuais buscam ligar conceito de sustentabilidade à marca
Toda criança já fez a experiência na escola: em um potinho vazio de iogurte preenchido com algodão embebido em água, são colocadas sementinhas. Alguns dias depois os brotinhos começam a nascer. Pois foi essa a ideia por trás do Danoninho para Plantar, novidade daDanone, líder na área de produtos lácteos, para este primeiro semestre de 2010.
À venda de forma experimental na rede Walmart, as bandejas de iogurte petit suisse sabor morango trazem anexo um sachê com sementes e instruções para plantar no próprio potinho após o consumo do produto. A partir de hoje, quando tem início uma ampla campanha nacional na TV, o produto estará disponível em todo o Brasil por R$ 4,99.
O objetivo da campanha é claro. “Até agora, o compromisso da Danone com o meio ambiente e a sustentabilidade era conhecido internamente”, diz Mariano Lozano, que há onze meses responde pela presidência da empresa no Brasil. “Agora, estamos chamando a atenção dos consumidores.”
Do site para a vida real
É assim que, além das sementes, a bandeja do Danoninho para Plantar traz um código exclusivo que permite cultivar uma árvore virtual na Floresta do Dino, um espaço interativo no portal do iogurte para crianças. Ao acessar o site, a criança escolhe o tipo de árvore que deseja plantar entre espécies da Mata Atlântica. Elas precisam ser regadas diariamente para que cresçam. “Acompanhando o crescimento da árvore no site, a criança terá contato com diversas informações sobre ecologia e meio ambiente”, explica Ricardo Vasques, diretor de marketing da empresa.
Para cada árvore virtual cultivada, o consumidor contribui para o reflorestamento de um metro quadrado de floresta por meio de uma parceria entre a Danone e o Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ. “Esperamos contribuir no final da campanha comcerca de 215 milmetros quadrados de árvores plantadas”, calcula Vasques.
Louzano sonha mais alto. “Quem sabe se a campanha for um sucesso, podemos ajudar o meio ambiente e plantar um milhão de árvores?” O presidente da empresa tem, aliás, grandes planos para a Danone. Seu objetivo é dobrar o tamanho da companhia no país até 2012, o que significa chegar a um faturamento de R$ 2 bilhões.
Para isso, a estratégia é aumentar substancialmente o consumo de iogurte no país - atualmente de um potinho a cada seis dias, enquanto em Portugal é de um a cada dois dias, e na França de um por dia. A Danone investiu numa fórmula mais adequada à nutrição do brasileiro, com uma quantidade suplementar de cálcio e vitamina E. A empresa também espera inaugurar sua nova fábrica no Ceará em julho, para aumentar as vendas no Nordeste e nas classes C e D.
Veículo: Brasil Econômico