"Briga" no Dia das Mães será mais forte no ponto-de-venda

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O otimismo está forte no varejo e a briga promete ser maior no ponto-de-venda (PDV) devido à forte concorrência entre as redes. Para atrair o consumidor no Dia das Mães, data em que as expectativas de venda do comércio estão em alta, é esperado um crescimento de 50% em relação aos demais meses do ano das ações promocionais, que movimentaram R$ 29 bilhões ano passado, segundo contabiliza o presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro), Guilherme de Almeida Prado.

 

Serão contratadas mais de 200 mil pessoas para os pontos-de- -venda para o Dia das Mães, um crescimento de 20% comparado ao mesmo período do ano passado. Outro termômetro dessa disputa na frente das gôndolas vem da pesquisa feita pelo Ibope, no ano passado, que mostrou: 46% dos empresários direcionaram sua verba de marketing ao ponto-de-venda.

 

O professor Nuno Fouto, do Programa de Administração do Varejo (Provar), diz que essa decisão deve-se ao perfil do consumidor, que pretende efetuar a compra, mas não tem um produto específico em mente. "É interessante aproveitar uma maior atenção do consumidor nessa época, que já está com a intenção de compra e se mostra sensível à influência do meio", afirma Fouto.

 

Tradicionalmente os eletrodomésticos eram os preferidos na hora de presentear as mães, mas devido uma mudança de hábito do consumidor, eletroeletrônicos, como os celulares, ganham destaque nas vendas, o que confirma a expectativa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio), que estima crescimento de 15% no mês de maio deste ano, em relação ao ano de 2009.

 

O Grupo Pão de Açúcar (PGA), por exemplo, tem projeção de um aumento no percentual de vendas da telefonia móvel, em relação ao mesmo período do ano passado, que chega a 30%. Para isso, o grupo conta com promoções, como o caso do Extra Hipermercado que reforça sua posição como patrocinador da Seleção Brasileira na Copa da África do Sul, lançando a campanha intitulada "Extra na Faixa", para premiar 20 clientes com compras mensais grátis de R$ 150 até a próxima Copa do Mundo, a ser realizada no Brasil em 2014. A ação visa a conciliar o Dia das Mães com a Copa do Mundo.

 

Já o Carrefour crê no aumento do volume de vendas em 15% na seção de mesa e cozinha, em relação ao ano anterior.

 

A expectativa vem aliada a ofertas e promoções combinadas no PDV, na compra de um conjunto de panelas da marca Tramontina, por exemplo, o cliente leva grátis um conjunto de utensílios da marca.

 

Para o Dia das Mães, o Walmart Brasil projeta crescimento de 25% e aposta em atrativos como a variedades de produtos no setor de bombonérie, por exemplo, com caixas de bombons com embalagens para presente e o cliente também poderá ganhar uma nécessaire nas compras de produtos. Par o presidente Ampro afirma que as ações de marketing promocional nos pontos-de-vendas, em especial nos hipermercados, têm sido consideradas ferramenta para impulsionar as vendas e auxiliar o consumidor a conhecer mais o produto, dando visibilidade à marca. "A tendência é que esse tipo de ação crie uma parceria das grandes redes de supermercados, com seus fornecedores, buscando a comunicação mais correta para o produto no ponto de venda", afirma Prado.

 

Shoppings

 

O cenário que se desenha no período de vendas para o Dia das Mães nas lojas dos shopping centers da cidade de São Paulo, por exemplo, são animadores.

 

A aposta é em um aumento de 7% nas vendas, a expectativa é da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

 

Outro sinalizador da força de ações nos PDVs, também em centros de compras, é o estudo da Alshop que detectou: 58% dos lojistas usaram de mecanismo de marketing promocional para fidelização.

 

Os shoppings preparam programação especial para a data, como workshops de maquiagens, desfiles de moda, entre outras atrações.

 

Empresas que comercializam artigos de interesse feminino já elaboram ações específicas para atrair seus clientes.

 

O Shopping Iguatemi, na capital, premiará duas clientes para o Dia das Mães, que poderão escolher entre: um voo de balão na Capadócia, ou compras em Nova York com o acompanhamento de um personal stylist, ou ainda hospedagem e compras no Hotel Versace, com acompanhante.

 

Veículo: DCI


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