A Perini, rede de lojas de alimentos de Salvador (BA), acaba de ser negociada pelo grupo chileno Cencosud, que anunciou ontem um acordo para compra de 100% do capital da empresa brasileira, seguindo a tendência antecipada pelo DCI de fusões e aquisições de redes menores, também com foco nas classes A e B e nas classes emergentes, que no mercado nordestino brasileiro têm atraído o interesse cada vez maior de grupos internacionais que estão de olho no potencial da região.
O negócio foi fechado em cerca de US$ 27,7 milhões e, segundo fontes próximas às negociações, o interesse do grupo é por empresas com apelo regional e potencial de crescimento para fazer frente às concorrentes de peso como Grupo Pão de Açúcar, Casas Bahia, Walmart e Carrefour, entre outras. A Perini possui oito lojas na região metropolitana de Salvador, quatro das quais dentro de shoppings. Criada em 1964 pelo empresário Pepe Faro, a Perini surgiu como uma padaria, mas hoje atua também como delicatessen, com produtos como doces, salgados e bebidas, tendo faturado cerca de R$ 155 milhões no ano passado. A marca está entre as mais lembradas do segmento, tendo vencido o prêmio Top of Mind diversas vezes, na Bahia.
No varejo brasileiro, esta é a segunda compra da Cencosud em menos de um mês. No meio de abril, o grupo comprou o cearense Super Família. O Cencosud já atua no nordeste brasileiro por meio da rede de supermercados GBarbosa, de Sergipe, que figura entre as maiores do setor, conforme ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), comprada em 2007. Além do Brasil e do Chile, o grupo varejista está presente na Argentina, no Peru e na Colômbia.
Veículo: DCI