O grupo chileno Cencosud fechou acordo para a compra de 100% do capital da Perini, rede de lojas de alimentos de Salvador (BA), por US$ 27,7 milhões. O interesse do grupo na rede baiana, voltada às classes A e B, foi antecipado pelo Valor em 16 de abril. Esta é a segunda compra da Cencosud no Brasil em menos de um mês. Há cerca de 15 dias, o grupo comprou a cearense Super Família.
A Perini possui oito lojas na região metropolitana de Salvador, quatro delas em shoppings. O Cencosud já atua no Nordeste por meio da rede de supermercados GBarbosa, de Sergipe, adquirida em 2007. Além de Brasil e Chile, o grupo está presente na Argentina, Peru e Colômbia.
Disposta a ingressar no público das classes A e B no Brasil, assim como já faz em outros países, a Cencosud informou que o posicionamento da Perini entre esses consumidores foi o que despertou o interesse pela rede baiana. "A marca Perini tem um valor memorável, está entre as mais lembradas do segmento", informou a empresa chilena.
Questionada sobre eventuais planos de expansão para a Perini, a Cencosud informou que assumirá a construção de uma nova unidade no município de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. A abertura do ponto já estava nos planos da antiga administração da Perini.
Criada em 1964 pelo empresário Pepe Faro, a Perini surgiu como uma padaria, mas hoje atua também como delicatessen. Em 2009 o seu faturamento ficou em torno de R$ 155 milhões.
Veículo: Valor Econômico