Presidente do Wal-Mart apresenta tendências do varejo

Leia em 1min

Os “atacarejos” e o varejo online são alguns dos novos formatos em expansão do setor varejista, de acordo com Héctor Núñez, presidente do Walmart Brasil, em palestra inaugural do 26º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, em São Paulo, iniciado no dia 10 de maio (segunda-feira), em São Paulo. “Novas necessidades surgem por conta da transformação da pirâmide social, como a migração das classes D/E para a C, e a expansão da B”, explica Héctor. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, hoje 50% da população brasileira é composta pela classe média, cerca de 90 milhões de pessoas, sendo que mais 32 milhões devem ingressar até 2014.

 


Os “atacarejos” quadruplicaram na última década, sendo que para esses consumidores, marcas próprias e preço são pontos relevantes. Já o varejo online cresceu 20 vezes em 2009, movimentando mais de R$ 10 billhões, com possibilidade de triplicar na próxima década. “A experiência e-commerce do Wal-Mart, por exemplo, teve início em 2008 com 10 mil itens; hoje já comercializamos 50 mil. Percebemos que o consumidor é exigente, pesquisa preço, procura por produtos diferenciados, quer inovação constante e, caso confiem, apresentam alta freqüência ao ponto de venda online”, diz Hector.

 


Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Barreira argentina pode afetar exportações de SC

País vizinho quer proibir importação de alimentos com similar nacional, o que atinge a carne catari...

Veja mais
Chocolates Harald

A empresa de chocolates Harald, que nasceu em Porto Alegre, em 1982, mas hoje se localiza no interior de São Paul...

Veja mais
Emprego na indústria cresce 2,11%

O setor que mais contratou foi o de produtos alimentícios, com a criação de 14.205 vagas. Derivados...

Veja mais
Sony anuncia lançamento de TV 3D para junho

A Sony anunciou hoje, em uma coletiva de imprensa em Berlim, Alemanha, que lançará televisões com t...

Veja mais
Arrozeiros gaúchos vão ao presidente Lula buscar apoio

Sem uma decisão oficial sobre as demandas encaminhadas ao governo federal - entre elas liberação de...

Veja mais
Nestlé vende bebida Alpino que não contém Alpino

O bombom não é usado na receita de sua versão para beber, lançada há 3 meses Avis...

Veja mais
Vidro Leve

A fabricante de embalagens de vidro Owens-Illinois investiu R$ 72 milhões em máquinas e equipamentos nas f...

Veja mais
Grupo Zaffari planeja novo empreendimento

Um projeto de um novo centro comercial no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, foi discutido, ontem, pelo Conselho Munici...

Veja mais
Pão de Açúcar concordou em colocar quase R$ 1 bi na nova Casas Bahia

Negociação. Acerto, que está mais perto do fim, também prevê um novo acordo de acionis...

Veja mais