29 das 36 regiões industriais do estado têm alta de emprego

Leia em 3min 10s

O Índice de emprego da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) registrou abertura de 28,5 mil postos de trabalho em abril, em relação ao mês passado, que correspondem a 1,27%, sem ajuste sazonal. No confronto com o mesmo período de 2009, a alta foi de 2,11%, ou 47 mil novas vagas.

 

Das 36 regiões que compõem o índice de nível de emprego do Ciesp/Fiesp, 29 abriram novos postos de trabalho, duas permaneceram estáveis e em cinco delas o saldo foi negativo. Jaú liderou as contratações, com avanço de 8,91%. A alta reflete, principalmente, o desempenho de produtos alimentícios e a produção de cartonagem. Em seguida vem Sertãozinho, com 8,18%, puxados por açúcar e álcool. Santa Bárbara d'Oeste cresceu 2,48%, devido à força de artigos de vestuário da região. Entre as diretorias com desempenho negativo, Matão, pelo quarto mês consecutivo, apresentou o pior resultado do estado, com 0,99% negativo. A segunda região com maior queda de empregos foi a de São Carlos, com -0,73%, seguida por Jundiaí, que teve -0,41%. Máquinas e equipamentos e autopeças foram os responsáveis pelas baixas.

 

No acumulado do ano, a indústria paulista mostrou avanço de 4,96% no emprego, que significam 107,5 mil contratações realizadas em 2010. Contudo, ao considerar o ajuste sazonal, a variação do mês mostra uma ligeira queda de 0,56% possivelmente provocada pelo setor de açúcar e álcool, que apresentou uma variação mais baixa no período em comparação aos outros anos. Isso ocorreu porque as contratações de 2010 foram antecipadas para março, um mês antes do habitual.

 

Setores

 

O Índice apontou que 86% dos setores analisados tiveram comportamento positivo e o resultado foi o mais expressivo desde 2006. Das 22 áreas, 19 ficaram no azul. Entre os segmentos que cresceram, os destaques ficam com Fabricação de coque, petróleo e biocombustíveis, com alta de 8,3%; produtos alimentícios ficou em segundo lugar com 4,8%, seguido por produtos diversos, que apresentou 2 % de novos cargos. Produtos de minerais não-metálicos foi o único segmento cujo dado foi negativo, com pequena queda de 0,2% em relação a março.

 

Regionais

 

Na Diretoria Regional (DR) 6 composta pelas regionais do Ciesp Campinas, Indaiatuba e Sorocaba o número de postos de trabalho ficou positivo em abril. No Ciesp Campinas formado por 19 municípios a variação positiva foi de 0,91% criando cerca de 1.450 vagas de trabalho. Quando comparados os meses de abril de 2009 e 2010, temos um cenário melhor, pois em abril de 2009 o resultado foi negativo em -0,53%. O índice foi um pouco menor ao registrado em março que foi de 0,98%, ou seja, 1.550 novos postos de trabalho.

 

O Ciesp Indaiatuba composto por 13 municípios registrou um índice positivo de 0,13% no mês de abril com um acréscimo de aproximadamente 100 vagas de emprego. Quando comparados os meses de abril dos anos de 2009 e 2010, temos um cenário pior, pois em abril/2009 o resultado foi positivo em 0,28%. No mês de março a variação positiva havia sido bem maior (5,43%) com 4.150 postos de trabalho.

 

O Ciesp Sorocaba formado por 47 municípios teve índice positivo em abril de 0,98%, o que representa cerca de 850 postos de trabalho. Quando comparados os meses de abril dos anos de 2009 e 2010, temos um cenário melhor, pois em abril/2009 o resultado foi negativo em -0,57%. O resultado foi superior a março, quando o índice ficou em 0,21%, com aproximadamente 200 postos de trabalho. No ano, o acumulado chega a 1,64%, representando um acréscimo de aproximadamente 1.450 postos de trabalho.

 

Veículo: DCI


Veja também

Massas crescem 4%

O faturamento do setor de massas cresceu 4% em 2009 devido principalmente à contribuição de 8% das ...

Veja mais
Brasil se prepara para possível barreira imposta por Argentina

O governo argentino inicia a restrição às importações de alimentos produzidos no Bras...

Veja mais
Vendas do varejo em SP crescem 11% no 1º tri

Pela primeira vez em uma década, o faturamento das três principais atividades do varejo da região me...

Veja mais
Sustentabilidade na pauta do mercado

Necessidade de ampliar quantidade e melhorar qualidade de dados passados a investidores amplia importância da gove...

Veja mais
Política de Resíduos Sólidos vai ser tema de debate no Rio

Projeto que deverá ser sancionado em junho pelo presidente Lula incentiva a reciclagem.   O presidente Lul...

Veja mais
Goóc e Pelé levantam a bandeira de preservação do meio ambiente

Projeto 2014 criado pela marca tem por objetivo chamar a atenção não somente dos brasileiros, mas d...

Veja mais
Topz Cosméticos renova a linha de curativos Salvelox

Com novos produtos, a empresa conseguirá atender as mais variadas necessidades e demandas dos consumidores. &nbs...

Veja mais
Presidente do Wal-Mart apresenta tendências do varejo

Os “atacarejos” e o varejo online são alguns dos novos formatos em expansão do setor varejista...

Veja mais
Barreira argentina pode afetar exportações de SC

País vizinho quer proibir importação de alimentos com similar nacional, o que atinge a carne catari...

Veja mais