Nestlé planeja reagir, mesmo com rivalidade maior

Leia em 3min 20s

A Nestlé, maior grupo alimentício mundial, planeja ampliar a sua participação no mercado britânico de confeitos, que movimenta 4,5 bilhões de libras (US$ 6,6 bilhões) por ano, apesar de as empresas rivais estarem ficando maiores e mais competitivas.

 

A fabricante das marcas KitKat e Aero pretende ganhar participação de mercado, embora tenha de atuar num mercado formado pela recente parceria de Kraft e Cadbury.

 

Além disso, a empresa espera manter os dois mil funcionários da operação no Reino Unido num momento em que o setor está sob intensa pressão. Isso porque o preço da principal matéria-prima dessa indústria, o cacau, atingiu o maior patamar dos últimos 32 anos.

 

David Rennie, chefe da divisão de confeitos da Nestlé no Reino Unido e Irlanda, afirma que planeja ampliar a participação do grupo em até 0,2 ponto percentual ao ano - a taxa atual está em 16%. "Nosso objetivo é ampliar nossos negócios com um crescimento ininterrupto em nossa participação de mercado " , disse Rennie em entrevista na sexta-feira na fábrica do grupo em York, no norte da Inglaterra, que produz cerca de um milhão barras KitKat por dia.

 

A Kraft assumiu a liderança no mercado britânico quando engoliu a fabricante Cadbury, ampliando a sua pequena fatia de mercado de 3% para cerca de 30%, ao passo que a Mars, depois de digerir a Wrigley em 2008, atingiu participação de mercado de 24%.

 

"As duas aquisições concentraram as empresas no mercado, mas não concentraram as marcas. Os consumidores ainda têm um número similar de marcas para escolher " , afirmou Rennie.

 

O executivo afirma, no entanto, que não prevê cortes grandes de empregos, como os realizados em 2006, para manter-se competitivo no segmento.

 

"O preço do cacau está muito alto e o mercado está muito competitivo, mas não me vejo dependente de cortes de postos de trabalho para me manter na competição " , disse ele.

 

O preço do cacau, que dobrou ao longo dos últimos três anos para cerca de 2,4 mil libras por tonelada, colocou as companhias sob enorme pressão, incapazes de absorver o aumento nos custos. " Há enorme pressão sobre os fabricantes de confeitos, e se não tivéssemos feito uma grande reestruturação anos atrás, seria muito difícil [atravessar esta fase} " , acrescentou. A Nestlé passou por uma grande reestruturação em 1988.

 

O foco de Rennie está em suas sete marcas - KitKat, Aero, Smarties, Milky Bar, Quality Street, After Eight e Rowntree e Rowntree ' s, que representam 70% de suas vendas - em grande parte produzidas em quatro fábricas da Nestlé no norte da Inglaterra.

 

Os volumes produzidos pelo setor no Reino Unido permaneceram praticamente inalterados nos últimos anos, e os fabricantes dependeram de aumentos nos preços para fazer crescer o faturamento anual do mercado no Reino Unido em 2% a 3%.

 

Rennie pretende basear o almejado crescimento percentual de um dígito por ano na KitKat, sua marca de crescimento mais rápido, e em novas inovações. A área de confeitaria é um núcleo dos negócios do grupo, com 11% das vendas. No segmento, a companhia se autoclassifica em terceiro lugar no mundo, depois da Kraft e da Mars.

 

O executivo da Nestlé contribuiu para a criação de uma marca que, em nove meses, já movimenta milhões de libras: a Randoms, pastilha com sabor de frutas produzidos numa fábrica da Nestlé na Tchecoslováquia.

 

Confeitaria é um núcleo dos negócios do grupo com 11% de suas vendas. No setor, a empresa está em terceiro lugar no mundo, depois da Kraft e da Mars. A operação (no Reino Unido e Irlanda) é responsável pela produção de duas de suas 30 marcas bilionárias - as marcas KitKat e Nestlé.
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Leroy investe R$ 1 bi para dobrar de tamanho

Varejo: Até 2014, rede de material de construção planeja ter 39 lojas   "Você conhece ...

Veja mais
Fofo e Comfort a favor do meio ambiente

A Unilever lança o amaciante Fofo Concentrado e estende a venda do Comfort Concentrado para todo o Brasil. Segund...

Veja mais
Farmácias Pague Menos terão espaço especial para quem é vip

A Pague Menos ambienta suas farmácias para receber a clientela interessada em dermocosméticos e perfumaria...

Veja mais
Campanha da Seara atrai 5 milhões de cliques em 96 horas

Os investidores podem até torcer o nariz para os gastos — mantidos em sigilo — do Marfrig com o marke...

Veja mais
"Código Florestal precisa deixar o agricultor em paz"

Entrevista: Ícone da esquerda, relator prefere ser identificado a ruralistas que a interesses internacionais &nb...

Veja mais
Castelo não quer mais viver só de vinagres

Para fugir da estagnação, fabricante passa a produzir vários tipos de temperos   Ter umneg&o...

Veja mais
Varejistas investem até 30% do lucro para reduzir perdas

Para evitar perdas que chegaram a R$ 11,6 bilhões no varejo brasileiro entre julho de 2008 e julho do ano passado...

Veja mais
Aliansce planeja lançar projetos de três novos shoppings

 A Aliansce Shopping Centers, que tem participação em 13 shoppings no País, confirma que anunc...

Veja mais
Garoto e Lacta têm multa por peso de ovo

A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça multou os fabricantes de chocolate ...

Veja mais