A Nestlé, maior grupo alimentício mundial, planeja ampliar a sua participação no mercado britânico de confeitos, que movimenta 4,5 bilhões de libras (US$ 6,6 bilhões) por ano, apesar de as empresas rivais estarem ficando maiores e mais competitivas.
A fabricante das marcas KitKat e Aero pretende ganhar participação de mercado, embora tenha de atuar num mercado formado pela recente parceria de Kraft e Cadbury.
Além disso, a empresa espera manter os dois mil funcionários da operação no Reino Unido num momento em que o setor está sob intensa pressão. Isso porque o preço da principal matéria-prima dessa indústria, o cacau, atingiu o maior patamar dos últimos 32 anos.
David Rennie, chefe da divisão de confeitos da Nestlé no Reino Unido e Irlanda, afirma que planeja ampliar a participação do grupo em até 0,2 ponto percentual ao ano - a taxa atual está em 16%. "Nosso objetivo é ampliar nossos negócios com um crescimento ininterrupto em nossa participação de mercado " , disse Rennie em entrevista na sexta-feira na fábrica do grupo em York, no norte da Inglaterra, que produz cerca de um milhão barras KitKat por dia.
A Kraft assumiu a liderança no mercado britânico quando engoliu a fabricante Cadbury, ampliando a sua pequena fatia de mercado de 3% para cerca de 30%, ao passo que a Mars, depois de digerir a Wrigley em 2008, atingiu participação de mercado de 24%.
"As duas aquisições concentraram as empresas no mercado, mas não concentraram as marcas. Os consumidores ainda têm um número similar de marcas para escolher " , afirmou Rennie.
O executivo afirma, no entanto, que não prevê cortes grandes de empregos, como os realizados em 2006, para manter-se competitivo no segmento.
"O preço do cacau está muito alto e o mercado está muito competitivo, mas não me vejo dependente de cortes de postos de trabalho para me manter na competição " , disse ele.
O preço do cacau, que dobrou ao longo dos últimos três anos para cerca de 2,4 mil libras por tonelada, colocou as companhias sob enorme pressão, incapazes de absorver o aumento nos custos. " Há enorme pressão sobre os fabricantes de confeitos, e se não tivéssemos feito uma grande reestruturação anos atrás, seria muito difícil [atravessar esta fase} " , acrescentou. A Nestlé passou por uma grande reestruturação em 1988.
O foco de Rennie está em suas sete marcas - KitKat, Aero, Smarties, Milky Bar, Quality Street, After Eight e Rowntree e Rowntree ' s, que representam 70% de suas vendas - em grande parte produzidas em quatro fábricas da Nestlé no norte da Inglaterra.
Os volumes produzidos pelo setor no Reino Unido permaneceram praticamente inalterados nos últimos anos, e os fabricantes dependeram de aumentos nos preços para fazer crescer o faturamento anual do mercado no Reino Unido em 2% a 3%.
Rennie pretende basear o almejado crescimento percentual de um dígito por ano na KitKat, sua marca de crescimento mais rápido, e em novas inovações. A área de confeitaria é um núcleo dos negócios do grupo, com 11% das vendas. No segmento, a companhia se autoclassifica em terceiro lugar no mundo, depois da Kraft e da Mars.
O executivo da Nestlé contribuiu para a criação de uma marca que, em nove meses, já movimenta milhões de libras: a Randoms, pastilha com sabor de frutas produzidos numa fábrica da Nestlé na Tchecoslováquia.
Confeitaria é um núcleo dos negócios do grupo com 11% de suas vendas. No setor, a empresa está em terceiro lugar no mundo, depois da Kraft e da Mars. A operação (no Reino Unido e Irlanda) é responsável pela produção de duas de suas 30 marcas bilionárias - as marcas KitKat e Nestlé.
Veículo: Valor Econômico