Liquidificador e batedeira são os que mais crescem

Leia em 1min 20s

Em um mundo onde cresce a venda de comida pronta e semi-pronta, preparada em micro-ondas, há espaço para eletroportáteis de cozinha que fizeram sucesso na metade do século passado, como liquidificadores e batedeiras? "O segmento de food preparation, que engloba esses aparelhos e o mixer, foi o que mais cresceu no último ano, com alta de 24,5% em unidades e valor", diz Gisela Pougy, diretora da GfK.

 

Segundo ela, esse segmento é o que lidera as vendas de eletroportáteis, respondendo por cerca de 20% da receita do setor, que foi de R$ 3 bilhões em 2009 (alta de 5,7% sobre o ano anterior). Outros segmentos que cresceram dois dígitos em 2009 foram ferro de passar (21,3% em unidades e 13,7% em valor) e modeladores de cabelo, onde estão incluídas as populares "chapinhas" (alta de 14,5% em unidades e 13,5% em valor).

 

A marca Arno é líder em liquidificadores e ventiladores. Em ferros de passar, a principal marca é Black & Decker. Já o segmento de cuidados com o cabelo (modeladores e secadores) enfrenta uma disputa acirrada entre diferentes marcas, como Taiff, Tany, Philips, Mondial e Gama Italy. Quase todas, no entanto, têm a mesma origem: a China.

 

Uma das maiores competidoras no setor, a Philips, está reforçando a aposta nos eletroportáteis de cozinha, como as panelas a vapor. Esses eletroportáteis, antes exclusivos da marca Walita, agora também vêm com o nome Philips em destaque. Embora uma substituição esteja em curso, a empresa nega que irá descontinuar a marca Walita, presente apenas no mercado brasileiro. (DM)

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Genéricos: governo alerta sobre riscos de bloqueios

O governo brasileiro fez um alerta ontem, durante a 63ª Assembleia Mundial de Saúde, que está ocorren...

Veja mais
Bombril: 1001 utilidades e ecologicamente correto

Lã de aço entra na mídia para mostrar sua face de preocupação ambiental   O ga...

Veja mais
Setor atacadista vive euforia e prevê novos recordes este ano

Se o ano de 2009 foi bom para segmento atacadista distribuidor, que teve faturamento de R$ 131,8 bilhões, as proj...

Veja mais
Estée Lauder adquire Smashbox, com foco em mulheres de 18 a 35

A Estée Lauder, fabricante dos cosméticos Clinique e Bobbi Brown, vai adquirir a Smashbox Beaty Cosmetics ...

Veja mais
Com lojas próprias, Arno aposta em utensílios de luxo

Eletroportáteis: Receita líquida do grupo SEB no Brasil caiu 0,2% no ano passado, para R$ 640 milhõ...

Veja mais
Philips e Sony entram na disputa pelo mercado de televisões de LED

Às vésperas do início da Copa do Mundo, as fabricantes Philips e Sony decidiram entrar no mercado d...

Veja mais
União de Citrosuco e Citrovita preocupa produtor de laranja

Relação de indústrias e fornecedores vai encarar nova provação   A Associa&cce...

Veja mais
Edredons: conforto para espantar o frio

Saiba como escolher uma boa peça para garantir noites de sono tranquilo durante o inverno   As noites de i...

Veja mais
Nilza é colocada à venda e suspende produção para conter prejuízos

A Indústria de Alimentos Nilza, que já foi líder no segmento de leite longa vida no Estado de S&ati...

Veja mais