Em um mundo onde cresce a venda de comida pronta e semi-pronta, preparada em micro-ondas, há espaço para eletroportáteis de cozinha que fizeram sucesso na metade do século passado, como liquidificadores e batedeiras? "O segmento de food preparation, que engloba esses aparelhos e o mixer, foi o que mais cresceu no último ano, com alta de 24,5% em unidades e valor", diz Gisela Pougy, diretora da GfK.
Segundo ela, esse segmento é o que lidera as vendas de eletroportáteis, respondendo por cerca de 20% da receita do setor, que foi de R$ 3 bilhões em 2009 (alta de 5,7% sobre o ano anterior). Outros segmentos que cresceram dois dígitos em 2009 foram ferro de passar (21,3% em unidades e 13,7% em valor) e modeladores de cabelo, onde estão incluídas as populares "chapinhas" (alta de 14,5% em unidades e 13,5% em valor).
A marca Arno é líder em liquidificadores e ventiladores. Em ferros de passar, a principal marca é Black & Decker. Já o segmento de cuidados com o cabelo (modeladores e secadores) enfrenta uma disputa acirrada entre diferentes marcas, como Taiff, Tany, Philips, Mondial e Gama Italy. Quase todas, no entanto, têm a mesma origem: a China.
Uma das maiores competidoras no setor, a Philips, está reforçando a aposta nos eletroportáteis de cozinha, como as panelas a vapor. Esses eletroportáteis, antes exclusivos da marca Walita, agora também vêm com o nome Philips em destaque. Embora uma substituição esteja em curso, a empresa nega que irá descontinuar a marca Walita, presente apenas no mercado brasileiro. (DM)
Veículo: Valor Econômico