A Procter & Gamble (P&G) começou a vender produtos aos consumidores americanos diretamente, via internet, pela primeira vez, num sinal de como o comércio digital está mudando as relações entre o varejo e os seus fornecedores.
O lançamento do site "eStore" da P&G é parte do esforço da companhia para aumentar suas vendas pela internet. As vendas on-line das marcas da companhia, feitas através de grupos varejistas, responderam no ano passado por menos de 1% das receitas totais de US$ 79 bilhões. O site próprio venderá os xampus Pantene, as fraldas Pampers, as lâminas de barbear Gillette e outros produtos.
O eStore, que também vai oferecer os cosméticos CoverGirl, os detergentes Tide e o creme dental Crest, coloca a P&G em concorrência direta com sites de e-commerce administrados por seus clientes, como Walmart e Target.Ele também vai competir com um número crescente de varejistas que operam apenas pela internet, como Amazon e Drugstore.com.
Kirk Perry, vice-presidente das operações para a América do Norte, disse que o site "ajudará a fornecer novas ferramentas, serviços e funções que em última análise poderão ser compartilhados com os varejistas", em benefício dos consumidores. Entretanto, Bob McDonald, CEO da P&G, tem sido mais explícito no foco sobre as vendas on-line. No fim do ano passado ele disse ao "Financial Times": "Não sinto a necessidade de toda e qualquer venda ser feita por meio de um comerciante. Queremos maximizar nossas vendas através dos comerciantes, mas também queremos estar onde o consumidor quer fazer suas compras".
Veículo: Valor Econômico