O mercado de alimentos considerados saudáveis e funcionais no Brasil não pode mais ser visto como algo inexpressivo, promovido apenas por grupos alternativos de produtores e consumidores. O segmento, que estava verde na virada do século, vem amadurecendo nos últimos anos e já representa mais de 10% da receita global. O faturamento do nicho no Brasil chegou a US$ 15,5 bilhões (R$ 28,3 bilhões), no ano passado, segundo o Euromonitor, que prevê crescimento de 40% até 2014. Em 2009, o faturamento geral da indústria de alimentos alcançou R$ 246,7 bilhões no País. A informação é da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia).
As consequências do avanço são visíveis nas gôndolas. O Grupo Pão de Açúcar criou a linha de produtos Taeq (arroz integral, cafés orgânicos, biscoitos reforçados com fibras e até isotônicos), a Danone aposta suas fichas no Activia, que promete regularizar o funcionamento do intestino, e a Wickbold lançou a linha de pães batizada como Estar Bem, com fibras que, de acordo com a empresa, auxiliam o equilíbrio da flora intestinal.
Nesse universo, estão os orgânicos, produzidos sem agrotóxicos. "O Pão de Açúcar é o maior vendedor de produtos orgânicos do País", disse a gerente dessa divisão do grupo, Sandra Caires Sabóia. A expectativa é a de que o segmento registre aumento de 45% nas vendas neste ano.
Mulheres – O bilionário mercado da alimentação saudável é impulsionado pelas mulheres e não pelos homens. "Estudos mostram que elas procuram se alimentar de maneira mais saudável", afirma a diretora de Pesquisa em Indústria, da consultoria GS&MD - Gouvêa de Souza, Fabiana Castro. "A tendência é mundial e veio para ficar."
Entretanto, de acordo com Fabiana, um outro estudo revelou que os consumidores, em geral, mal olham as informações sobre os valores nutricionais de um produto. Basicamente, checam o número de calorias e de carboidratos e se a fórmula contém glúten.
Classe C – Em 2010, as consumidoras das classe A e B, que frequentam as prateleiras dos alimentos saudáveis, estão ganhando a companhia das que pertencem ao nicho C. A informação é da gerente de negócios da Francal Feiras, Lúcia Cristina de Buone. A empresa é a responsável pela realização da Natural Tech 2010 e da Bio Brazil Fair, que reúnem 228 expositores, e começam hoje.
Por esse motivo, os produtos orgânicos e da marca Taeq do Pão de Açúcar também são oferecidos nos supermercados de outra bandeira do grupo, em São Paulo, a CompreBem.
A tendência, no entanto, traz um desafio para a indústria e o varejo. Esclarecer os consumidores sobre a relação custo/benefício desses produtos.
Veículo: DIário do Comércio - SP