Publicidade tem alta de 4% em 2009

Leia em 1min 30s

Alta de investimento acontece apesar da onda de fusões e aquisições, que tira do mercado grandes anunciantes

 

Estimativa para 2010 é de um crescimento de 12% a 15% nos gastos dos anunciantes, graças a Copa e eleições

 

O investimento em veiculação de anúncios no Brasil cresceu 4% no ano passado, alcançando R$ 30,5 bilhões.

 

O resultado foi puxado pelo aquecimento da economia no último trimestre. "Passamos o período de janeiro a setembro com crescimento zero", diz José Carlos de Salles Gomes Neto, presidente do Grupo Meio & Mensagem, responsável pela elaboração do ranking Agências e Anunciantes.

 

Como acontece desde o início da década, as Casas Bahia lideram o ranking dos maiores anunciantes do país, com verba de R$ 1,1 bilhão em compra de mídia -recuo de 2% em relação a 2008.

 

Em segundo lugar vem a Unilever, com R$ 793 milhões (alta de 1%).
O crescimento do mercado aconteceu apesar do movimento de fusões e aquisições, que reduzem o ambiente competitivo. O Itaú manteve praticamente estável a sua verba de mídia (R$ 153 milhões). Mas o Unibanco, adquirido em novembro de 2008, reduziu em 19% seus investimentos no setor, para R$ 36 milhões. "Com o desaparecimento da marca Unibanco a partir deste ano, essa verba vai desaparecer", diz Salles Neto.

 

No ranking das agências, a Y&R, que detém a conta das Casas Bahia, segue na liderança, com faturamento bruto de R$ 1,8 bilhão.

 

Para este ano, Salles Neto prevê alta de 12% a 15% nos gastos com publicidade, crescimento que deve ser puxado por Copa e eleições. "No primeiro trimestre, o setor já cresceu 25%."

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Nestlé deve apresentar até o dia 10 proposta para mudar embalagem

A Nestlé deverá apresentar ao governo, até o próximo dia 10, uma proposta para modificar a e...

Veja mais
Magazine Luiza prevê ampliar venda de TVs

Beneficiada pela inclusão social e pelo aumento da renda, a varejista Magazine Luiza tem boas perspectivas de aum...

Veja mais
Preço do leite pago ao produtor aumenta com a entressafra

O preço médio bruto do leite pago ao produtor subiu 5,05% em maio na comparação com abril, p...

Veja mais
Elog, da EcoRodovias, fecha a compra da Columbia e da Eadi

A EcoRodovias Infraestrutura e Logística comunicou na sexta-feira, por meio de fato relevante, que sua controlada...

Veja mais
Açúcar Guarani volta às compras e movimenta o setor sucroenergético

A reestruturação do setor de produção de álcool e de açúcar continua. O...

Veja mais
Venda de jeans dispara e injeta ânimo na indústria

As três maiores fabricantes de  denim (matéria-prima dos jeans) do País — Tavex, Vicunha ...

Veja mais
Como identificar um líder tóxico dentro de uma empresa?

"Para o líder tóxico, a preocupação com os resultados justifica o desrespeito às pess...

Veja mais
Limpa Inox para quem busca o brilho

A Bombril lança o Limpa Inox, um limpador específico para superfícies de aço inoxidáv...

Veja mais
Atenção a consumidor piora em 2010

Com vendas em alta, cai a qualidade dos serviços oferecidos via telefone e internet, segundo pesquisa nacional - ...

Veja mais