Valeu a insistência do dono

Leia em 4min 50s

Em 1979, o empresário Silvio Santos criou a empresa de cosméticos Chanson. Investiu na marca, contratou executivos da área, mas a empresa não vingou e logo fechou as portas. O dono do Baú da Felicidade, porém, não desistiu da ideia de entrar nesse mercado bilionário. Demorou vinte e sete anos, é certo, mas em 2006 fundou a Jequiti Cosméticos. Novamente, o negócio patinou nos primeiros dois anos de atividade, mas, desta vez, em vez de jogar a toalha, SS reagiu. Recrutou na concorrência, em maio de 2008, o executivo Lásaro do Carmo Júnior, ex-diretor da Natura na Argentina.

 

Explica-se: a Jequiti, assim como a Natura e a Avon, segue o modelo de venda porta a porta, que respondeu por R$ 7,5 bilhões dos R$ 25 bilhões movimentados pelo setor de higiene e beleza em 2009. Assim que assumiu o comando, Carmo Júnior repetiu a receita do patrão: trocou toda a diretoria da empresa por executivos da concorrência. "Trouxemos quem entende do assunto", afirma Carmo Júnior. O resultado foi um salto de dez vezes no faturamento da Jequiti no período de dois anos, chegando a R$ 209 milhões em 2009. Para este ano, a estimativa é de mais do que dobrar a receita e fechar o exercício com R$ 450 milhões. O número de funcionários seguiu o mesmo ritmo, passando de 170 para 720 no período.

 

O crescimento acelerado da empresa de cosméticos se deve a uma série de medidas adotadas pela nova gestão. A começar pela área de logística. Carmo Júnior substituiu as 30 transportadoras ( "ineficientes", ao seu ver) que distribuíam as colônias, perfumes, xampus, batons, hidratantes e maquiagens da marca por outras sete grandes empresas do ramo. Com isso, reduziu o prazo de entrega ao consumidor em até 40%. Outra iniciativa foi treinar e multiplicar por dez o número de consultoras, que deve atingir 200 mil até o final de 2010.

 

Seguindo o modelo da líder Avon, há um ano a Jequiti também entrou em novo nicho de mercado, criando a marca Villa Jequiti, que vende desde relógios e louças a lingeries e roupas de cama. "Atraímos novas consultoras, aumentando as oportunidades de negócios", diz Carmo Júnior. Ou seja, 180 novos produtos foram agregados aos 530 do catálogo de vendas da empresa.

 

A força da comunicação do grupo SBT foi mais um reforço para o desempenho positivo da Jequiti. Abriu as portas da mídia para a marca de cosméticos, que ganhou espaço nas novelas da casa e em programas de auditório. O próximo passo da Jequiti, de acordo com Carmo Júnior, é melhorar a sua infraestrutura. Investirá R$ 80 milhões para erguer uma fábrica, possivelmente no terreno vizinho aos estúdios do SBT, às margens da rodovia Anhanguera. "A nova fábrica poderá atender 70% da nossa demanda", diz Carmo Júnior.

 

Atualmente, toda a produção é terceirizada - a Jequiti é responsável pelo desenvolvimento e pela pesquisa dos produtos. Na área de logística, está prevista a inauguração de dois novos centros de distribuição até 2012, um em Porto Alegre (RS) e outro em Recife (PE) ou Maceió (AL). Com essas providências, Carmo Júnior acredita que a Jequiti terá adquirido a musculatura necessária para enfrentar em melhores condições a concorrência. "Queremos atingir o primeiro bilhão de reais até 2013", diz o executivo.

 

ELETRÔNICOS
Mitsubishi vai abrir fábrica no Brasil
A Diamond Vision System, divisão do grupo japonês Mitsubishi responsável pela produção de equipamentos para a iluminação de grandes eventos musicais e telões para estádios, está estudando seu ingresso no mercado brasileiro com uma fábrica até 2011. Falta bater o martelo sobre a localização da planta, mas São Paulo e os Estados do Sul têm mais chance de receber a Diamond, que deve investir cerca de US$ 400 milhões no projeto. Os japoneses querem associar-se a uma empresa brasileira especializada em equipamentos para eventos. O grupo Souza Ramos, que fabrica veículos da Mitsubishi no Brasil, não participará da empreitada.

 

DESFILE
Chuva atrapalha passeio de Lula na Volkswagen A chuva que caiu na manhã de ontem sobre São Bernardo do Campo, no ABC paulista, impediu o presidente Lula de protagonizar, pela terceira vez, a cena consagrada em 1959 pelo presidente Juscelino Kubitschek, que desfilou na inauguração da fábrica da Volkswagen em um Fusca conversível. A montadora preparou especialmente para a visita de Lula um Gol prata conversível para sua passagem pela linha de montagem, onde cerca de mil trabalhadores o aguardavam. Sem poder estrear o modelo, que agora ficará no acervo da montadora, Lula caminhou pelo corredor da fábrica, aproveitando para abraçar e dar autógrafos aos funcionários. Em 2003, Lula já havia desfilado pela fábrica num Polo conversível, cena que repetiu em 2005 com um Fox também conversível.

 

EVENTO EM LONDRES
Europeus debatem como fazer negócios no Brasil Pelo menos 180 investidores europeus deverão participar do "Doing Business in Brazil", promovido pela Apex-Brasil em parceria com o Financial Times Business. O evento será realizado na próxima sexta-feira, 4, no Institute of Directors, na capital inglesa, e apresentará aos investidores europeus informações sobre oportunidades em setores como semicondutores, private equity e venture capital no Brasil.

 

ENSINO
Universidade Santander investirá 600 milhões O presidente do Santander, Emilio Botin, anunciou que o banco espanhol vai investir 600 milhões no setor universitário nos próximos cinco anos, O comunicado foi feito durante o Encontro Internacional de Reitores Universia, que reuniu mais de mil instituições universitárias (156 delas brasileiras, como a USP e a Unicamp) em Guadalajara, no México.

 

Veículo: O Estado de São Paulo


Veja também

Orgânicos conquistam os supermercados

Sem a figura do atravessador, agricultores orgânicos estão conseguindo colocar seus produtos nas gônd...

Veja mais
Liberação do BNDES a empresas cresce 34%

Valor de desembolsos atinge R$ 35,8 bilhões de janeiro a abril, a maior parte para infraestrutura   Os des...

Veja mais
O gargalo das estradas

Com base em estudo sobre as rodovias federais, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pod...

Veja mais
Indústria turbina sabores para americanos

O gosto amanteigado dos alimentos prontos nos Estados Unidos não é mais só manteiga. Cada vez mais ...

Veja mais
País avalia pedido de vizinhos para aumentar a TEC do trigo

O Ministério da Agricultura estuda um pedido encaminhado por Argentina, Uruguai e Paraguai para aumentar, dos atu...

Veja mais
Vendas de linha branca desaceleram, mas indústria ainda projeta expansão

Quatro meses depois do fim do incentivo envolvendo o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) de fogões, gelad...

Veja mais
Laboratórios e governo se unem para produzir insumos

A indústria farmacêutica brasileira deverá diminuir sua dependência de insumos importados da U...

Veja mais
Açúcar Guarani compra a Mandú por R$ 345 mi

A Açúcar Guarani, do grupo francês Tereos, anunciou ontem compra da totalidade da Usina Mandú...

Veja mais
Liderança inabalável na publicidade

O ano de 2009 começou para as Casas Bahia com a tensão da greve criseinternacional e terminou com a trunca...

Veja mais