Novidade no país promete revolucionar o mercado;tecnologia ajuda a diminuir o volume de plásticos descartados
Uma vez por mês, pelo menos, você vai ao supermercado para comprar produtos de limpeza. Em frente às gôndolas, você se depara com dezenas de marcas e acaba comprando amaciantes de roupas, desinfetantes e detergentes. Quando o produto termina, você descarta a embalagem e, muitas vezes, ela nem vai para a reciclagem. Por isso, em sintonia com o apelo pela redução do volume de plásticos no mundo, acaba de chegar ao Brasil uma nova linha de produtos de limpeza em embalagens ecológicas, o RES AQUA.
O RES AQUA é uma linha completa de soluções sustentáveis. São produtos de higiene e limpeza embalados com um plástico hidrossolúvel, que se dissolve completamente em contato com a água. Esses produtos estão à disposição na forma líquida e concentrada para ser diluídos em água, de uso instantâneo ou para frascos reutilizáveis. O RES AQUA será vendido em saches e refis. São diversos produtos, tais como, detergentes, desinfetantes, limpa pisos, desodorizadores e limpa vidros.
Os produtos já são vendidos em supermercados na Europa e nos Estados Unidos, sob outras marcas. Há ainda outros importantes benefícios além de ser totalmente hidrossolúvel e biodegradável, tais como economia de consumo e transporte de água, economia no transporte do produto, redução de espaço em estoques e nas gôndolas dos supermercados. “Sendo o produto final sustentável, ele diminui drasticamente o uso de frascos, tampas descartáveis e rótulos. Aqui no país não há outra empresa que ofereça essa tecnologia de desenvolver produtos concentrados compatíveis com os plásticos hidrossolúveis”, esclarece Eduardo Van Roost, diretor da RES Brasil, empresa especializa em embalagens ecológicas.
Segundo o empresário, o preço final para o consumidor, na maioria dos casos, é inferior. “Nosso desejo é difundir também para os produtos das marcas próprias dos supermercados. Todas as empresas que produzem produtos de limpeza terão acesso à tecnologia e sistema. Não faz sentido restringir benefícios ambientais para apenas uma ou poucas empresas”, defende Roost.
Para Roost, o RES AQUA deve ser visto como uma alternativa para a redução gradativa do volume de embalagens consumidas e descartadas. “A ideia não é extinguir os produtos tradicionais ou acabar com os plásticos, e sim ter mais opção nas prateleiras. O objetivo é oferecer ao consumidor um produto que tenha mais valor agregado e que seja mais prático. A decisão final é sempre do consumidor”, completa.
Veículo: Res Brasil