Grupo abre a terceira unidade das 12 lojas previstas no plano de expansão da rede mineira até o final do ano.
Em seqüência ao plano de expansão que prevê a abertura de 12 lojas neste ano, a rede mineira Irmãos Bretas, Filhos e Cia (Supermermercados Bretas) inaugurou na última sexta-feira sua 62ª filial. Mediante investimentos de R$ 12 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a unidade, situada em Uberlândia (Triângulo Mineiro), foi a terceira loja aberta pelo grupo em 2010.
De acordo com a gerente de Marketing da rede, Lastênia Duarte de Assis, antes de investir na abertura de qualquer loja, a rede de supermercados analisa o potencial de mercado dos municípios-alvo. O foco do Bretas são cidades do interior de Minas Gerais, Goiás e Bahia, com população aproximada de 50 mil habitantes e com bom nível de renda da população.
"A direção conclui que o consumidor quer comodidade na hora da fazer as compras. Por isso, está investindo fortemente na abertura de lojas nas mais diversas regiões dos principais municípios em que já atua", afirmou. Esta é a nona loja da rede em Uberlândia.
Segundo Lastênia de Assis, a nova unidade segue o padrão das demais lojas do Bretas, com 3,4 mil metros quadrados de salão de vendas, 22 caixas e cerca de 170 vagas de estacionamento. Além disso, são mais de 10 mil itens no mix de produtos, divididos entre padaria, confeitaria, açougue, eletrônicos, têxtil, hortifrúti, entre outros. Ao todo, a unidade vai gerar mais de 200 postos de trabalho diretos.
No primeiro quadrimestre foram inauguradas duas unidades: uma em Pirapora, no Norte de Minas e outra em Paracatu, no Noroeste do Estado. Juntas, as lojas receberam mais de R$ 20 milhões em aportes e geraram cerca de 400 empregos diretos.
Também está prevista para 2010 a abertura de outras nove unidades, distribuídas em Minas Gerais, Goiás e Bahia, além da reforma de outras seis. O Bretas ocupa hoje o quinto lugar em vendas no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Conforme a gerente de Marketing, o Bretas, que possui sede administrativa em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), prevê incremento de 20% nos negócios em 2010 sobre 2009, superando o resultado do ano passado, quando a expansão foi de 17% face 2008. O faturamento neste ano está estimado em R$ 2,1 milhões.
Atualmente, das 62 lojas, 45 delas estão em Minas Gerais. Em tamanho, a rede mineira só perde para o Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e G Barbosa.
Acima da média - No ano passado, o Bretas inaugurou cinco unidades e fechou o exercício com faturamento de R$ 1,8 milhão. Além disso, a empresa registrou desempenho bem acima da média dos supermercados mineiros, que, em valores deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou elevação de 2,82% no ano passado ante 2008.
Com 55 anos de mercado, o Bretas começou sua história com um armazém de 170 metros quadrados e sete funcionários em Santa Maria de Itabira, na região Central de Minas Gerais. Nos últimos seis anos, a rede dobrou de tamanho, e conforme informações do mercado, já vale mais de R$ 1 bilhão. Hoje a rede emprega cerca de 11,2 mil pessoas e deverá encerrar o ano com 12 mil funcionários.
Veículo: Diário do Comércio - MG