Playstation tem 72,18% de taxas embutidas no preço
O Dia das Crianças se aproxima, em 12 de outubro, mas quem deve ganhar o maior presente é o governo. A quantidade de impostos embutidos nos brinquedos passa dos 72% do valor total dos produtos.
O imposto embutido nos presentes mais procurados para os pequenos é maior do que itens como livros, por exemplo.
O índice foi revelado, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Os videogames lideram a lista.
Quem compra um Playstation, por exemplo, paga 72,18% de imposto. No caso do MP3 iPod, quase metade do valor é destinado ao pagamento de tributos (49,45%). Uma bola de futebol carrega 46,49% em impostos.
De acordo com o economista Emílio Alfieri, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), é como se no Dia das Crianças o pai estivesse dando ao filho impostos embrulhados em papel de presente. O tributo embutido nos livros é o mais baixo, informa o estudo, e corresponde a 15,52% do valor do produto.
Arrecadação foi recorde em agosto
O tributarista e diretor técnico do IBPT, João Eloi Olenike, alfineta:
- Não importa a época do ano ou o motivo da comemoração, quem sempre festeja é o governo, devido à enorme carga tributária.
O tributarista destaca, também, que a arrecadação de impostos e contribuições federais voltou a bater recorde em agosto. Na soma, foram R$ 53,9 bilhões no mês.
O valor, divulgado pela Receita Federal na última semana, representa um crescimento real (corrigido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 4,27% em relação ao mesmo mês de 2007.
Veículo: Diário Catarinense - SC