O segmento de brindes especializados em eventos esportivos comemora os bons resultados gerados ao setor pela Copa do Mundo da África do Sul. Em alguns casos, as vendas ocorrem desde julho do ano passado e devem crescer entre 30% e 40% até as vésperas dos jogos, segundo as estimativas de Luiz Roberto Salvador, organizador da Expo Bríndice 2010 - Negócios e Tendências, que acontecerá de 20 a 23 de julho, em São Paulo. Para ele, a Copa do Mundo deve representar um aumento de até 10% no faturamento do setor como um todo em 2010, ante o faturamento total de 2009, que atingiu R$ 4,5 bilhões.
Esse desempenho, segundo ele, vem confirmar a tendência apontada na última pesquisa setorial feita pela Bríndice, referente ao período 2008/2009, de que o brinde deixou de ser apenas uma ferramenta de marketing de fim de ano e ganhou espaço no decorrer do ano, em especial em eventos esportivos, campanhas promocionais e datas comemorativas. Segundo a pesquisa, 50% dos fabricantes dizem que a primeira opção das empresas para brindes é o fim do ano, mas 52% dos entrevistados afirmam que o brinde é mais utilizado em campanhas promocionais. Os fabricantes de pequeno porte (22%), com faturamento anual de até R$ 500 mil, são os que mais se beneficiam do uso do brinde como ferramenta de marketing em eventos como a Copa do Mundo.
Veículo: DCI