Os empresários do setor varejista da região metropolitana do Rio de Janeiro estimam que o faturamento com as vendas para o Dia dos Namorados seja 14,3% maior neste ano do que o obtido na mesma data de 2009. Esta estimativa de faturamento é a maior dos últimos quatro anos, segundo pesquisa divulgada pela Fecomércio-RJ.
O valor médio da compra aumentou 2,2% de um ano para cá, segundo levantamento feito junto aos consumidores, passando de R$ 179,87, em 2009, para R$ 183,80, em 2010.
De maneira geral, 55,4% dos consumidores têm a intenção de presentear alguém. O levantamento revelou que os homens estão mais generosos do que as mulheres na hora de comprar o presente e deverão gastar, em média, 30,8% mais do que as mulheres.
Roupas (30,7%) estão no topo da lista de preferência dos tipos de presente. Perfumes/cosméticos (10,1%), joias/bijuterias (9,2%) e calçados/bolsas (4,6%) aparecem em seguida, nesta ordem. Além dos presentes, 47,6% pretendem fazer algum outro tipo de comemoração. Entre as opções mais citadas, estão: sair para jantar ou almoçar (80,8%), viajar (8,7%) e ir a um motel (7,2%).
Entre os entrevistados, 53,2% afirmaram que devem ganhar algum presente no próximo dia 12. Dentre estes, 26,6% gostariam de ganhar roupas.
A maior parte dos consumidores pretende pagar as compras à vista (90,2%), enquanto 14,6% o farão de forma parcelada.
Veículo: DCI