Marcas do Brasil deixam de ser 'exóticas'

Leia em 2min

Estudo inédito sobre o comportamento das marcas brasileiras fora do território nacional será apresentado hoje pela empresa de consultoria Interbrand. O potencial do cenário para marcas globais do Brasil entrou no escopo de pesquisas da consultoria há dois anos, com a intensificação de pedidos de empresas preocupadas em exportar suas marcas.

 

A Interbrand analisa o comportamento dos setores promissores e os desafios para a internacionalização das marcas com potencial para integrar o ranking das mais valiosas do mundo. O maior achado do trabalho foi a mudança de percepção do Brasil, que deixa para trás o antigo padrão de país "exótico" para um Brasil de vanguarda, capaz de oferecer marcas inovadoras e com atitude global.

 

Na relação levantada pela Interbrand, além de marcas conhecidas, aparece a do Banco Itaú, visto como dono de características únicas que a favorecem lá fora. Caso do nome curto, fácil de pronunciar e memorizar, assim como a identidade visual, com o uso do laranja, única entre os bancos brasileiros e rara nos demais países do mundo. Outra surpresa é a presença do açúcar orgânico Native, do grupo Balbo. A empresa é a maior produtora de açúcar orgânico do mundo e destina 85% de sua produção à exportação para 41 países.

 

Itens de moda, como os biquínis, seguem em pauta, mas há também os sapatos de plástico da marca Melissa que, cheios de bossa e design, são vendidos em 50 países e em mais de mil pontos comerciais. A marca também é vendida em lojas como a charmosa Colette, em Paris.

 

A condição de 8.º maior produtor têxtil do mundo gera um bom horizonte para marcas do setor. Assim, os biquínis Rosa Chá e a confecção de roupas Osklen têm futuro promissor pelas considerações do estudo. "São marcas que apresentam atributos globais, já geram receita significativa com a exportação, apresentam desempenho de venda ou estão construindo uma reputação em busca de ser tornar objeto de desejo", diz o estudo.

 

Há lojas da Osklen em Milão, Nova York, Portugal, Tóquio e Genebra. O site WGSN aponta a marca entre as dez mais influentes do mundo da moda.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Avanço pelas beiradas

O grupo Pão de Açúcar prepara terreno para a construção do terceiro hipermercado Extr...

Veja mais
NewStyle entra em campo com Guaraná Antarctica

O time está completo e preparado. Este é o mote da promoção “Entre em Campo” cri...

Veja mais
Mundo Verde vai entrar no mercado de fast-food

A maior rede de produtos naturais da América Latina, a Mundo Verde, do Rio de Janeiro, com 155 lojas no Paí...

Veja mais
Sem compradores, trigo encalha no PR

São quase 500 mil toneladas de safras passadas; Faep diz que custo de produção é de R$ 33, m...

Veja mais
Com "Balde Cheio", produção de leite aumenta até 15 vezes

O desempenho da pecuária leiteira nacional ainda é sofrível, apresentando baixos índices de ...

Veja mais
Hikari lança novas pipocas para Festas Juninas e Copa do Mundo

    A Hikari, que em 1992 introduziu no mercado brasileiro a primeira linha de pipocas para microondas, est&...

Veja mais
Padarias pedem margem de erro maior

Após registrarem um alto índice de irregularidade nos produtos de fabricação própria ...

Veja mais
Clima é bom para colher batata e cebola

Dias frios e ensolarados também favorecem a qualidade do morango, cuja safra está começando  ...

Veja mais
Vicunha Têxtil arruma a casa e está pronta para crescer

A injeção de capital de R$ 250 milhões em capital do BTG Pactual reduziu a alavancagem da Vicunha T...

Veja mais