Clima é bom para colher batata e cebola

Leia em 2min 10s

Dias frios e ensolarados também favorecem a qualidade do morango, cuja safra está começando

 

Duas frentes frias, uma no último fim de semana de maio e outra na primeira sexta-feira de junho, trouxeram chuvas para Campinas (26 milímetros), Sorocaba (18 milímetros), Piracicaba (17 milímetros), Presidente Prudente (22 milímetros) e Votuporanga (28 milímetros), mudando o padrão das duas últimas semanas.

 

Já Barretos registrou 10 milímetros e Ribeirão Preto e São Carlos, 11 milímetros, o que aumentou a reserva de água no solo. Garça e São José do Rio Pardo não registraram chuvas, tornando necessário irrigar, sobretudo hortaliças, frutas e legumes. No fim de semana uma massa de ar polar provocou o declínio acentuado da temperatura, com mínimas de 4,6 graus em Taubaté, 5,9 graus em Itapeva e 3,4 graus em São Luis do Paraitinga. Em Itatiba e Monte Alegre do Sul, geou e a temperatura mínima atingiu 3,7 e 3,2 graus, respectivamente.

 

O ar frio danificou parcialmente áreas de tomate, banana e morango. Além disso, com as baixas temperaturas, as plantas ficam mais expostas a pragas e doenças. O regime de chuvas e de temperaturas não favorece as pastagens, desde o começo do outono. O período de estiagem começou mais cedo e as temperaturas estão um pouco mais baixas, principalmente se comparado com o mesmo período do ano passado. Com pouca água no solo, além do frio e dos dias mais curtos, as pastagens não se desenvolvem e os pecuaristas precisam fazer um bom manejo para alimentar o gado. É preciso também fornecer feno e silagem para manter a boa produção de leite.

 

O clima favorece a colheita do feijão de segunda safra em Itapetininga, Avaré, Capão Bonito e Assis. Em Itapetininga a falta de chuvas no desenvolvimento e florescimento diminuiu a produção.

 

Bons preços. Com o clima favorável e os preços em alta, os produtores de cebola de Piedade e Divinolândia estão colhendo. Começa também a colheita da batata em Vargem Grande do Sul, que espera uma excelente safra com o uso da irrigação. Os dias ensolarados e frios são excelentes para a boa qualidade do morango que começa a ser colhido em Jarinu, Atibaia e Monte Alegre do Sul.

 

O clima favorece a colheita da cana-de-açúcar. A partir de agora há grande redução da cana bisada e o ATR (Açúcar Total Recuperável) deve melhorar, mas ainda deve ficar um pouco inferior à media por causa das chuvas e dos dias nublados no período de crescimento da cana.

 


 
Veículo: O Estado de S.Paulo

 

 


Veja também

Com "Balde Cheio", produção de leite aumenta até 15 vezes

O desempenho da pecuária leiteira nacional ainda é sofrível, apresentando baixos índices de ...

Veja mais
Hikari lança novas pipocas para Festas Juninas e Copa do Mundo

    A Hikari, que em 1992 introduziu no mercado brasileiro a primeira linha de pipocas para microondas, est&...

Veja mais
Padarias pedem margem de erro maior

Após registrarem um alto índice de irregularidade nos produtos de fabricação própria ...

Veja mais
Vicunha Têxtil arruma a casa e está pronta para crescer

A injeção de capital de R$ 250 milhões em capital do BTG Pactual reduziu a alavancagem da Vicunha T...

Veja mais
Reúso de cartucho traz economia de R$ 532 milhões

O Programa de Recondicionamento de Cartuchos de Impressoras do Banco do Brasil está completando 11 anos, evitando...

Veja mais
Brasileiro gasta muito na compra de medicamentos

Mercado: Indústria defende a necessidade de mais recursos para compras do governo e menos impostos   Um dos...

Veja mais
Rivais bancam oposição para 'matar' lojas Wal-Mart

Por muito tempo, Robert Brownson acreditou que sua proposta de construir aqui um empreendimento, com um Wal-Mart Superce...

Veja mais
Safra "magra" em 2009 reduz embarque de café

  As exportações brasileiras de café em maio totalizaram 2,48 milhões de sacas, pequena...

Veja mais
Área de trigo deve cair 12,5%, prevê Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirmou os sinais captados em seu levantamento de campo de abril e proje...

Veja mais